A palestra foi gratuita e muito esclarecedora! Vou listar abaixo os pontos que achei mais importantes:
1) Comprovação financeira: você precisa apresentar 3 extratos mostrando que, nos 90 dias desses extratos (desde o 1º), você tem todo o valor exigido pela embaixada ( 1 ano de college + 1 ano se mantendo no Canadá). Exemplo: se você precisa comprovar 90.000, não adianta mostrar um extrato de 30 mil, o segundo com 60 mil e o último com 90 mil. Eles também olham sua declaração do imposto de renda, logo não adianta vender seu carro e jogar a grana lá dentro no último mês, eles podem questionar justamente se você fez isso, o que não é bem visto. Para evitar questionamentos e problemas, o ideal é que os 90 dias comecem a partir do momento em que você tenha TODO o dinheiro. DINHEIRO - seus imóveis e automóveis não contam.
Existe também a possibilidade de um sponsor (ou fiador, no popular). Um parente de primeiro grau, que tenha o DINHEIRO que te falta, na conta ou em algum fundo de investimento (e comprove isso com extrato de 90 dias) e escreva a mão que te socorreria em caso de emergência. Infelizmente meu pai torce para que eu não consiga ir, e meus demais parentes são meio lisos :P
Mas ai vem o jeitinho brasileiro: muitos pegam a grana emprestada com parentes, amigos ou até com o banco, seguram na poupança ou fundo de investimento por 90 dias, tiram o extrato e devolvem o dinheiro ^_^ Mas ai você se pergunta: "sim, mas a pessoa não precisa ter essa grana de verdade no fim das contas"? De fato, mas é preciso pedir o visto com muita antecedência. Como pretendo começar as aulas em setembro de 2016, preciso dar entrada no visto em no máximo março, e pra isso, preciso ter o dinheiro em conta no máximo em dezembro (extratos de dezembro, janeiro e fevereiro)! E como para chegar nesse valor eu contava com a venda de algumas coisas, ficaria ainda mais complicado levantar isso tudo agora. O que nos leva a...
UPDATE: falei com a Thais ontem e ela explicou que eu poderia dar entrada numa boa em 1º de Maio de 2017, e para isso, bastaria ter o dinheiro em 1º de Março. Ufa!
2) Não venda suas coisas sem ter o visto na mão: muitos contam a com a venda de carros, casas e até em pedir demissão pra chegar no valor mágico exigido pela embaixada. Não faça isso! É preferível você pegar emprestado, conseguir seu visto e só então pensar em fazer isso. Como explicado na palestra, sem o visto você não tem nada. Imagina você fazer todas essas coisas e por algum motivo ter o visto negado? Como fica? Eu mesmo conto com a venda do meu carro, e ficar quase 1 ano sem ele seria absurdamente complicado. Poder vendê-lo mais perto de viajar seria bem mais cômodo.
3) Carteira de motorista: nossa carteira brasileira vale no Canadá por alguns meses :D Não é necessário tirar carteira internacional antes de partir.
4) Bolsas e PGWP: caso você vá cursar com alguma bolsa brasileira, você não terá chance de conseguir o PGWP. Mas você pode conseguir uma bolsa canadense, uma vez já estudando lá, e essa não te atrapalha :D
5) Dentista: minha esposa poderia trabalhar como assistente de dentista com o diploma dela! Já seria bem melhor do que trabalhar numa loja ou algo assim, enquanto não fazemos seu "revalida".
6) Saída Definitiva do imposto de renda: somente com o visto permanente.
7) Dólar usado para os pagamentos: dólar canadense COMERCIAL. Pagar no cartão de crédito incide IOF + taxa de transação internacional. Mas se transferir pra conta da HiBonjour, não paga nada disso.
8) Documentação: pode ser toda escaneada e enviada pra HiBonjour por email.
9) Comprovação de experiência profissional: não precisa pro college. Nem de equivalência do diploma (wes.org). Isso já vai me poupar uma boa grana.
10) Renovar passaporte: o ideal é que seu passaporte tenha uma validade maior que a duração do curso, pois o visto de estudante concedido será igual ao menor valor: a validade ou a duração. Se for um curso de 2 anos e seu passaporte expira em 1 ano, você terá visto de 1 ano e terá que renovar o passaporte e o visto de lá, ou seja, muito mais trabalho.
11) Abrir conta bancária no Canadá estando no Brasil:
CORREÇÃO: o scotiabank não abre conta para não residentes no Canadá. Mas o https://www.bmo.com/ sim :)
12) Taxas: A HiBonjour cobra 400 CND ( canadian dolars) pela assessoria com o visto, e mais nada. Nesse valor estão inclusos os 100 de inscrição no college. Por falar nisso...
13) O trâmite, passo a passo: Fazer TOEFL -> Renovar Passaporte -> Pagar os 400 CND + Submeter documentação -> Ser aceito pelo college -> Pagar a taxa de matricula (que já abate da anuidade e da comprovação de renda) -> Receber a carta de aceitação do college -> Emitir comprovação + Solicitar Visto -> Receber o visto -> Passagens -> Vender as coisas -> Felizes para sempre.
Espero que isso ajude vocês. Foi tudo o que extrai da palestra.