/hihi
Olá pessoas. O ritmo da nossa nova vida não tem sido fácil. Quando consigo algum tempo livre, ou jogo um pouco de World of Warcraft ou vejo seriados pra relaxar, ou faço algum website pra ganhar um extra. Tem sido difícil manter o ritmo da postagens do blog. Mas hoje tem!
Cerca de 10 dias após chegarmos, já estava arrancando os cabelos e perdendo o sono com as finanças; a grana vai embora rápido. Aluguel, damage deposit, comida, eletrodomésticos, taxas de documentos... Sabe aquela estimativa do governo Canadense que um casal só precisa de C$ 15.000 pra sobreviver o primeiro ano? Isso só se eles chegarem aqui e ganharem um casa com tudo dentro, E OLHE LÁ! Não confiem nessa estimativa, tragam tudo o que puderem.
Precisávamos de emprego e urgente! Entregamos alguns resumes mas não estávamos tendo resposta. Felizmente, nossa anja Aurilene (Lenny pros íntimos) nos alertou que a empresa responsável pela limpeza do aeroporto tinha perdido um funcionário e estavam "desesperados" pra contratar alguém. Conseguimos marcar um horário, levamos nossos resumes e fomos pra entrevista.
A entrevista foi quase um papo informal. Perguntaram nosso experiência com limpeza e limpar a própria casa e a de familiares bastou. Falamos sobre nossas experiências no geral, porque e como fomos pro Canadá... Disseram que iríamos fazer um teste de 2 dias pra ver se nos adequaríamos ao serviço, e depois disso a Lyara ficaria no aeroporto e eu em algum lugar. E pronto! Estávamos contratados: sem contrato, sem carteira de trabalho, apenas um "the job is yours". Depois viemos a aprender que é assim por aqui: tanto contratação quanto demissão são simples assim, algo impossível no Brasil pois tanto empregadores quanto empregados usariam de má fé.
Lyara pegou 5 horas/dia no Assumption Building (onde fica o New Brunswick Center) e eu 3 horas/dia no Eastern College. Já era um começo! E aqui costumam pagar a cada 15 dias, então em 2 semanas já teríamos nosso primeiros CADs! Os 2 dias passaram, mas nada da Lyara ir pro aeroporto... Até o presente momento, ela está no Assumption Building e eu no college. Depois ficamos sabendo que eram os FUNCIONÁRIOS do aeroporto que queriam mais uma pessoa, dizendo que estavam sobre carregados, mas a empresa em si não parece muito preocupada...
/nobigdeal
Por algum motivo bizarro, essa empresa não deposita direto na nossa conta (padrão aqui), e sim nos dão um cheque. Nele, vem detalhado o que você recebeu e o que foi descontado:
Como podem ver, comecei recebendo um pouco mais do que o minimum wage que é 10.65. Meu trabalho é relativamente leve: trocar sacos de lixo das salas e escritórios, aspirar o chão, passar o mop (algo similar ao pano de chão) e limpar o banheiro masculino, além de tirar poeira aparente de mesas e armários. Trabalho junto com uma chinesa, a Weina, que já está aqui há bem uma década; ela tem um emprego full-time mas faz esse bico por um extra. Fazemos o serviço todo em menos de 3 horas e vamos embora. O serviço da Lyara é bem mais pesado e fazem ela trabalhar até o último minuto das 5 horas (às vezes, passa disso).
Ficamos tentando conseguir mais horas de serviço, mas acabamos conseguindo outro part-time pra Lyara, como camareira no Delta Hotel, graças a uma feira de emprego que aconteceu no teatro da cidade, destinada a novos moradores e estudantes internacionais.. Quando coincidem os 2 empregos, ela acaba trabalhando 11 horas no dia. Morre de pena, mas além dela insistir nisso, precisamos dessa grana a mais. Ao contrário de mim, que não posso passar de 20 horas semanais, ela não tem um limite de horas. Estou "contratado" como lavador de pratos em uma pizzaria, mas dependendo do amendemnt do meu study permit chegar pra começar a trabalhar de fato.
Graças a esses 3 empregos, estamos conseguindo nos manter com uma pequena folga já! Saímos da rua da amargura com apenas 15 dias (exatos) de chegarmos aqui :D
E por hoje é só!
/bye