Pesquisar no blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

3 anos de Canadá

Olá pessoas 👨

Recentemente, completamos 3 anos de nossa chegada aqui. O que antes parecia um sonho distante - chegar aqui - agora já é uma lembrança quase distante. E a cada dia, vejo ou conheço mais pessoas que querem conseguir o mesmo objetivo: emigrar pra cá e com isso dar uma vida melhor às suas famílias.



Gostaria de reforçar algumas dicas que espalhei ao longo das postagens a quem ainda está tentando chegar aqui, ou chegou a pouco tempo. São dicas que me foram muito úteis, fora outras que eu gostaria de ter descoberto antes:


  1. Planeje cada detalhe, ao máximo, e com antecendencia: como é a cidade pra onde vai? O custod e vida? Valor de aluguel? Como é o transporte público? A região/bairro é legal? Como exercer sua profissão aqui? Quanto você ganharia? Já traduziu seu CV? O linkedin? Tem emprego perto de onde vai morar? Qual banco vai abrir conta?
  2. Traga o máximo de dinheiro possível: acredite, nunca vai ser "dinheiro demais". Imprevistos e emergências podem e irão acontecer.
  3. Aperfeiçoe os idiomas ao máximo: quanto melhor o seu domínio de inglês e francês, mais portas se abrirão.
  4. Não comemore antes da hora.
  5. Nunca pare de pesquisar: sempre ocorrem mudanças nos programas de emigração, para melhor ou para pior, quando menos se espera. Um caminho melhor que o que você planejou pode surgir e lhe poupar meses ou anos de espera pelo seu PR, como foi o meu caso. Ou o contrário também. Pesquise sempre e se adapte. 
  6. Pechinche e economize sempre, em tudo.
  7. CUIDADO com outros brasileiros: não caia na ilusão de que os brasileiros aqui são uma grande irmandade, unida e amigável. Aqui tá cheio de filho da puta invejoso, mentiroso, interesseiro e até desonesto. Há também, é lógico, o contrário. 
  8. Ache a comunidade do Facebook da sua região: brasileiro adora criar grupo e comunidade de tudo. Não importa a cidade ou província, com certeza deve haver uma "Brasileiros em XXXX". Entre; usando com cautela, é ótimo para conseguir dicas locais, vender/comprar produtos e até conseguir emprego.
  9. Haverão momentos de bad: a saudade vai lhe atacar muito, e quando você menos espera. Você vai perder festas, happy hours, verá o povo envelhecer de longe... Infelizmente, não existe remédio pra isso, exceto whatsapp e visitar a selva quando possível.
  10. Não case unicamente pra emigrar: casais costumam ganhar mais pontos pra emigrar, contudo a barra não é pra qualquer casal. Se você não estiver numa relação sólida onde ambos se apoiam mutuamente, talvez seja melhor vir sozinho/sozinha. A última coisa que você precisa aqui é de problemas conjugais ou de alguém te botando pra baixo e querendo voltar o tempo todo.
  11. O começo é a pior parte: você estará numa terra estranha, com costumes diferentes, comida diferente, clima diferente, sozinho(s), e com um padrão de conforto e poder aquisitivo bem abaixo do que tinha no Brasil. Salvo raras exceções, se leva ao menos 1 ano para começar a se encaixar e começar a prosperar, e esse período é justamente o pior. Também é a época em que a saudade será mais implacável. Superando esse período, começa a ficar exponencialmente mais fácil.
  12. Cuidado com seu credit score: é importantíssimo pagar suas dívidas e contas em dia, ou fazer acordo de pagamento, e usar o cartão de crédito sabiamente. Um CS saudável (acima de 650 pontos) permite a você financiar carro zero, comprar casa, financiar um pc, etc, e como juros menores ou zerados.
  13. Não assine Rogers: eles tem uma péssima reputação por cobranças indevidas. Eu mesmo fui bem sacaneado por ela. Dê preferência a outras operadores, em especial as menores, como a Fido. Mesmo elas eventualmente pertencendo à Rogers, não compartilham dos mesmos pecados.
  14. Persevere: emigrar é um sonho, e como tal, não é fácil. Muita vezes você pensará em desistir, pessoas próxima dirão pra você desistir. Pode ser muito mais fácil e cômodo ficar ai, no seu emprego público, ou pensando "a violência nem é tão ruim assim", mas pense: isso é o que você REALMENTE quer pra sua vida? Pra dos seus filhos e neto? Muitos conseguiram, inclusive gente mais pobre e menos qualificada que você, então por que você falharia?

No mais, é isso. Em breve, vou escrever como procurar emprego já estando empregado.
Por hoje é só, pessoal! 🙋