Pesquisar no blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Novidades sobre a imigração

Ontem bati um bom papo com o Marcelo, que também é de Fortaleza e já está no final do processo de imigração, esperando só receber os passaportes. Ele deu entrada em setembro de 2014 , ou seja, em 7 meses já está tudo concluído e ele pretende ir em novembro ( mesma época que almejo).

Desse papo, alguns pontos chamaram a atenção:

1) Minha esposa não é obrigada a fazer o IELTS, mas se ela o fizer, acrescenta pontos à nossa imigração. Lá se vão mais R$ 500,00...



2) As etapas, após enviarmos a documentação seriam um email do PER, em seguida os exames médicos e no final pedem o passaporte;

3) O primeiro retorno do processo de imigração levou 3 meses;

4) Preciso fazer uma validação do meu diploma, tanto pra imigração em si como para o mestrado. O processo se dá pelo site www.wes.org/ca e custa 322 dólares canadenses. Preciso enviar uma fotocópia do meu diploma e pedir à UECE que enviem a eles meu histórico, e que devem por banca...


5) Existe um banco de vagas de emprego do governo canadense! www.jobbank.gc.ca :D

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Trabalhar como dentista no Canadá - detalhado

Pra quem não conhece, existe um grupo no yahoo sobre pessoas que querem imigrar, o canada_immigration_brasil@yahoogroups.com . Lá, tentei conseguir mais detalhes sobre os passos necessários para minha esposa exercer sua profissão no Canadá e recebi esse relato extremamente detalhado da colega blogueira Silney Rocumback, dona do blog www.aos40.wordpress.com . Segue abaixo =)

Semana passada vi um artigo com o seguinte titulo.“Empregos de dentista no Canadá com salário médio de 100 mil por ano ” .
Quem não quer um emprego desse?  O artigo também citou as opções para validar o diploma  dessa forma
 :  “Existe 2 formas de conseguir isso: a primeira, fazer apenas a primeira prova do NDEB e, se aprovado, você pode se matricular numa instituição de ensino e cursar o terceiro e quarto ano do curso. Essa forma é mais demorada e bem mais cara. Os cursos de odontologia para alunos internacionais no Canadá ficam em torno de CAD 72,297 (valor da Universidade de Toronto) por ano. Bem caro! A segunda forma é fazer todas as etapas do NDEB e o custo fica CAD 11,000 para todas as etapas. Ao todo são 5 provas que você podem encontrar no site também. Lá tem um mapa explicando todas as etapas, valores e datas.”
Acontece que a história não é bem assim. A realidade é “um pouco” mais dura do que foi passado. O “um pouco” esta entre aspas porque na verdade a realidade é bem mais dura J
Vamos ao passo a passo para a revalidação.
1   Vire o site oficial  National Dental  Examining Board of Canada – NDEB – de cabeça pra baixo .  Segundo o site para os que são graduados por uma faculdade “non-accredited” a pessoa tem duas opções:
A) participa do “accredited completion program”
B) ou passa pelo NDEB Equivalency Process.
Depois de terminado opção A ou B então  a pessoa é elegível para participar do Writen e  OSCE Examinations. Poderia comparar estas duas últimas provas  com a prova da ordem dos advogados no Brasil. Aqui todos tem que fazer a prova do Board para poder ter a licença para trabalhar como dentista, seja você que esta no processo da  revalidação ou a pessoa que esta fazendo a faculdade aqui no Canadá.
Então , teoricamente, o primeiro passo para dar inicio no processo de revalidação é abrir um profile no site  do NDEB para aplicar para o  processo de Equivalência e verificação dos seus documentos.
Esta fase da verificação dos documentos é muito “chata” e já vi colegas ficarem para trás ou perderem deadline para marcar a prova porque teve resposta negativa do NDEB.  Ou porque o documento não estava de acordo com o que eles pedem ou porque a forma de envio foi errada, entre outras razões.
O site é claro no que pede, e se você mandar uma virgula errada teu processo de verificação dos documentos não será finalizado e você não poderá marcar tua primeira prova.
Gastos para verificação dos documentos:
 Aplication fee = CAN$ 800.00
Tradução de todos os documentos – diploma, certidão de casamento ou nascimento, transcripts que devem ser feitos aqui no Canadá de preferência.
Veja:
 ” The NDEB will look for the following criteria when reviewing notarized documents and original certified translations:
Notarized:
  • notarized photocopies must bear the original seal and signature of a Notary Public or a Commissioner of Oaths
  • the Notary Public or Commissioner of Oaths must make a photocopy of the original diploma/degree issued by the university or other original documents and placed their stamp/seal on the photocopied document
  • the seal/notary statement must state that the document is a true copy of the original document seen by the individual who has notarized the document
  • original seals must display the credentials of the individual in English or French
If you are unable to have documents notarized by a local Notary Public or Commissioner of Oaths, whose credentials are in English or French, you may have documents notarized by an Officer of a Canadian Consulate or Canadian Embassy. “
Você que está ai no BR e não tem como ter a tradução feita por um profissional registrado no ATIO tem a opção de passar por um oficial do Consulado do Canadá ou Embaixada canadense para ter este carimbo ou selo autenticando os documentos que você precisa enviar ( não_faço_ideia_do_custo_disso)
Aqui no Canadá cada copia notorized custa 14.95+ taxas e a tradução de um documento em média vai custar uns CAN80.00.
Faça as contas de quanto isso vai  te custar no total ( traducoes+ application fee+ notorized copies) ;)
Com a documentação verificada e aceita por eles aí você poderá marcar a primeira prova – AFK – Assessment of Fundamental Knowledge – que custa CAN$ 600.00.
Quando eu fiz a minha aplicação e marquei a prova AFK eu gastei entre sedex , documentos, traduções e fees exatamente CAN$2000.00
Ok, agora você está pronto para a primeira etapa e “vamo que vamo” estudar.
No site oficial na aba Fundamental Knowledge >Protocol você vai saber o que cai na prova, a porcentagem de questões de cada assunto, os livros de referencias etc. E aí você tem que ir atrás desse material ( que poderá lhe custar mais alguns $$$) Eu não registrei quanto eu gastei com isso. :(
Pronto já fez a prova do AFK , passou e esta todo feliz da vida! Agora é seguir pra segunda fase e é aqui que você tem duas opções:
Opção1– fazer mais duas provas praticas o ACJ e ACS , clinical judgment and clinical skills.
A primeira ainda é teoria, mas a segunda é prática e você vai precisar sim fazer o curso preparatório aqui para seguir o protocolo deles ( esquece teus 20 anos de vícios ops eu quis dizer experiência ok).  Para este fase você vai gastar brincando CAN$ 20.000.00  e aí tem muitos que falam : capazzzzzzzzzzzzzzzz você ta exagerando!!  Aham, espere e veja então. lol
Curso preparatorio > CAN$ 4000.00 (ACS) + materiais aproximadamente uns CAN$ 10.000.00( se comprar novo)  + prova do ACS > CAN$ 5.000.. >>> total =19.000.00 . Eu nem to citando que você teria que estar aqui para fazer este curso tendo gastos com moradia, comida e transporte ok.
Custo da prova ACJ >>CAN$ 1200.00
Total da segunda fase opção 1 : 20.200.00 aproximadamente J
Ok mas eu quero ir para a universidade.
Opção 2 –   cada aplicação para a universidade custa CAN$ 250.00 e de novo você tem que enviar documentos (como diploma, certidão de casamento, transcripts,) e tudo traduzido  e notorized . Aí você soma o  envio dos documentos, prova de proficiencia  (IELTS ou TOEFL), o custo da money order,  entre outras coisas.  Eu gastei CAN$850.00 para fazer a aplicação em UMA universidade. E daí fica numa ansiedade lascada na espera para saber se você será ou não convidado a participar do processo seletivo da universidade.
Cada universidade tem o seu processo seletivo. Onde eu apliquei  você tem que fazer uma prova pratica que custa CAN$ 1500.00 e para fazer esta prova  tem o custo do curso preparatório e material clinico, hotel porque não é na cidade onde você mora, etc e eu começo a perder a vontade de ficar somando porque , de verdade, da desespero hahahaha.
Ok passou pelo processo seletivo da universidade  e foi aprovado . Ai você chama tua amiga mais loca para correr pela cidade gritando de alegria porque você conseguiu sobreviver a toda esta maratona ( Priscila me aguarde pq vc prometou e promessa é divida:  você vai correr na neve gritando de alegria por mim  hahaha)
Ai vem o custo da universidade,  pode preparar 150 mil dólares e lembre não tem como você trabalhar enquanto está na universidade. De verdade não tem como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E você terá custo com moradia, comida , vida!!!
Mas aqui entra um outro fator, primeiro para você poder ir para uma universidade  você tem que ser  cidadão ou residente permanente. Ou seja, você tem q ter passado pelo processo de imigração. Ahhhh a imigração dá um poste novo, mas este nem vou entrar em detalhes porque já teve tantas mudanças nas regras que nem ouso falar sobre o novo processo de imigração hoje. Sorry!  Porém até onde sei, antes da última mudança neste processo ,dentista não estava mais na lista de profissionais para imigração :(
Ok então você vira e fala:- não vou pra universidade e vou só fazer as provas. Mas para você trabalhar como dentista aqui no Canadá só sendo cidadão ou residente, ou seja, sem imigração, não tem como! rá rá rá , não teve graça :-/
Bem, vale lembrar que como residente temos algumas  “ajudas” do governo. Como por exemplo, depois que você foi aceito pela universidade você poderá aplicar para o OSAP (você recebe uma ajuda do governo para estudar) mas o valor do osap, no caso da odontologia, não é suficiente e você vai precisar pegar empréstimo no banco para poder estudar.Que funciona mais ou menos como o antigo credito educativo. Eu estudei com este credito educativo no BR .:)
Para a opção de fazer somente as provas não tem ajuda alguma do governo, tudo sai do teu bolso!!!
Finalizou a universidade ou as provas ACJ/ACS  ai você vai pro Written & OSCE examinations que eu ainda não sei o valor  (não fui atrás)
Bem, não é fácil , independente da opção que você fizer, o processo de revalidação NÃO é fácil, mas não é impossível. Tem uma amiga que já tem clinica aqui e outro que terminou todo o processo e já esta com sua licença para trabalhar e outro que esta fazendo a ultima prova agora em maio. Fora outros que não tenho amizade mas sei que são brasileiros e já passaram por toda essa “tormenta chamada revalidação” e estão trabalhando ou já montaram sua clinica.
Se algum colega meu ai no BR me perguntasse e aí , vale á pena? Eu diria SIM vale á pena. Porém eu sempre falo também que imigração não é para todos! Tem que estar muito, mas muito mesmo, desejoso  por mudanças, desafios, aprendizado etc.
Chegar num país e ter que aprender tudo de novo  desde como usar o transporte publico, tirar carteira de motorista ( não pense que é chegar aqui e dirigir e pronto hahaha é ridiculo mas não é assim ) . Resumindo tem que ter um motivo muito forte para você querer imigrar. Eu tinha, eu não agüentava mais o “jeitinho brasileiro” em tudo, a violência, entre outras coisas. Saí da minha zona de conforto ( que nem era tão confortável assim ) e to aqui  completando 2 anos e 6 meses HOJE . J Dois anos e 6 meses de aprendizado, crescimento pessoal e espiritual também. Dois anos e 5 meses de saudade da minha filha que optou por ficar no BR. Dois anos e 6 meses de saudade da minha mãe. Dois anos e 6 meses de saudade da torta alemã da confeitaria São José em Joinville e dois anos e seis meses de saudade de pisar na areia de praia de verdade  (Bombas e Bombinhas) !! Mas se alguém falar : volte pro BR então. A minha resposta será: nem a pau Juvenal! hahahaha
Bem, como eu não poderia perder a oportunidade de fazer propaganda da minha agencia de intercambio,a Maple Exchange caso você queira saber mais sobre como se qualificar para a imigração, já que dentista não está na lista de profissões para a imigração, sinta-se a vontade para enviar um email para silney@mapleexchange.ca estou á disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Visite também nosso site http://www.mapleexchange.ca e curta nossa pagina no facebook clicando AQUI.
O post ficou bem longo mas não tinha como reduzir :-/
See you guys!

terça-feira, 14 de abril de 2015

O processo de imigração



Tive que dar umas boas lidas no site http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp e fazer várias simulações até entender como funcionam oS processoS de imigração. Vou resumir o que já entendi pra ajudar quem ainda está apanhando nessa parte.

Primeiramente, há 2 processos principais de imigração:
  • Canadá no geral - fluência em inglês ou francês.
  • Quebec - a província francesa no país. Francês é obrigatório, pois idioma é muito usado lá. 
Os 2 processos não são auto exclusivos, ou seja, você pode participar dos 2 ao mesmo tempo e "dobrar" suas chances de ser selecionado.

Tudo começa indo em http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/eligibility.asp e fazendo o teste pra ver se você atende os critérios para ser selecionado. De forma resumida, as categorias principais:
  1. Federal Skilled Workers - pessoas formadas e com experiência em sua área de formação
  2. Canadian Experience Class - quem já tem experiência profissional no Canadá
  3. Federal Skilled Trades program - pessoas com experiência em trabalhos manuais: padeiros, operadores de máquinas, etc.
Esses 3 pontos acima estão dentro do Express Entry, que começou há poucos meses e promete o resultado em no máximo 6 meses! Também há outros programas de imigração para quem quer investir no seu próprio negócio ( e tem uma boa grana pra isso ), trabalhador autônomo ou fazer caridade, mas como não me encaixo em nenhuma delas de cara, não me informei. Há também o processo de residente ( que costuma levar de 2 a 3 anos ) e o de work permit, que é quando você é absolutamente fodástico na sua área ao ponto de uma empresa pedir o seu visto ao governo e enfrentar toda a burocracia pra ter você. É a forma mais rápida de imigrar, mas meio irreal para a maioria dos mortais.

Na simulação de elegibilidade eles levantam a sua vida quase toda, são várias perguntas, a menos que você já seja eliminado em alguma delas. Exemplo: dizer que não fez nenhuma prova de proficiência em inglês ou francês, a simulação acaba na hora. Caso queira ver como se dá no geral, preencha com uma nota mínima e responda a verdade nas demais perguntas. Alguns fatores são eliminatórios, outros apenas contam pontos ( aumentam sua posição na fila de seleção ), como ser casado, a esposa/esposo ir junto, grau de instrução, etc. Essa simulação agora faz parte do processo, desde janeiro de 2015 quando começou o Express Entry, ou seja, se você ainda não fez um teste nos últimos 2 anos, vai ter que repetir essa simulação na hora que de fato for dar entrada na sua imigração.

É preciso atentar para a situação do seu diploma. Algumas áreas precisam ( saúde por exemplo ) precisam passar por um "revalida" antes de atuar no Canadá, caso seu diploma não seja de lá. No caso da minha esposa que é dentista, há a opção de fazer 1 prova e 2 anos de faculdade por cerca de 80.000 dólares canadenses ou 5 provas por cerca de 11.000. Já na minha área ( ciências da computação ) não há necessidade ( amém ).

 Algumas observações pertinentes:

  1. Sua esposa/esposo não PRECISAM ter feito prova de inglês ou francês, apenas o aplicante, a pessoa que solicita a imigração. Mas acredito que deva contar pontos a mais.
  2. Casados > solteiros. Com filhos, mais ainda. Eles querem pessoas que realmente queiram imigrar em definitivo, e alguém com família já sedimentada pensa 10x antes de desistir e se mudar de novo.
  3. Já ter uma proposta de emprego agiliza tremendamente o processo. Embora o governo já "tenha vagas" em várias áreas, isso não quer dizer que você chega lá empregado. Anexar que você já tem uma proposta de emprego joga você no topo da lista.
  4. Tente calcular quanto você pode levar em dinheiro. Isso é uma das questões do simulado, pois eles não querem ninguém passando fome enquanto acham emprego. Quanto mais você levar, mas pontos na seleção.
  5. No IELTS, o teste "default", a nota mínima pra pontuar no processo antigo era 7, portanto marque sua prova quando sentir firmeza que consegue ao menos isso. Há muito material de estudo e preparação oficial.
  6. Se você tem uma certa pressa e confiança no seu inglês/francês, marque logo seu IELTS. As provas tem um limite de pessoas por grupo e pode ser que leve meses para você poder prestá-la na sua cidade.
  7. Como ter uma oferta de emprego ajuda horrores, recomendo ir atualizando seu CV ( lá fora chamado de resume ), deixando ele em formato internacional, criar ou atualizar seu perfil no linkedin, monster.com e indeed.com . Dá um certo trabalho mas é fundamental, quer você queira esperar chegar lá primeiro ou não. Eu já recebi algumas ofertas que achei interessantes em algumas semanas.
  8. Ainda sobre emprego, aprenda a fazer uma BOA cover letter. Lá fora, na maioria das empresas, se não gostarem da sua cover letter, nem olharão seu CV.

Acho que por enquanto é isso. Devo abordar em detalhes futuramente alguns desses pontos.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Como se daria a imigração?






Esse é o plano básico para imigrarmos. Estou no momento nos passos "estudar" e "tentar mestrado".
Mas simplificando:


  1. Pesquisar como funciona a imigração (feito!)
  2. Agendar minha prova do IELTS (feito!)
  3. Estudar pra prova! (em andamento)
  4. Tentar uma vaga de mestrado em Calgary - com o mestrado, posso tirar uma licença não remunerada do trabalho, e assim ter um plano B caso não consiga me adaptar (em andamento)
  5. Tirando ao menos 7 nas 4 provas do IELTS, dar entrada no Express Entry for Federal Skilled Workers
  6. Tendo conseguido o mestrado, dar entrada na licença
  7. Sendo convocado/aprovado, e tendo a licença, ir pro Canadá! Sem a licença, o enorme dilema: devo abandonar um emprego concursado e arriscar tudo?

Por que Calgary?

Essa escolha foi bem "tendenciosa". Ouvi falar da cidade pela primeira vez através de meu brother Francisco Júnior aqui no trabalho - vários primos e primas dele foram para lá e a descrição me conquistou: cidade calma, tranquila, várias opções de diversão pacatas (jazz, teatro, etc ) sem os vícios de Fortaleza ( violência, prostituição, etc ). Inclusive uma prima dele é dona do blog http://www.supernaturalcanada.com/ , que tem sido um verdadeiro guia e inspiração nessa jornada :-P

Outros pontos que nos conquistaram, além dos já citados:
  1. Muitas vagas em TI
  2. Aparente necessidade de dentistas (profissão da patroa)
  3. Custo de vida bem inferior ao das principais cidade canadenses
  4. Vagas de emprego costumam pagar melhor
  5. 200km da fronteira americana
De contra partida, o frio parece ser meio severo em alguns meses, e no geral o clima é bem louco, podendo fazer sol ao amanhecer e cair granizo no almoço :-S Mas até o momento, é a cidade que desejamos!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Por que o Canadá?



Claro que o importante mesmo é irmos para um país de primeiro mundo, onde possamos viver sem esse medo constante. Sendo assim, Austrália, Estados Unidos e quase toda a Europa seriam ( e são ) ótimas opções, mas nosso foco e objetivo é o Canadá. Basicamente, só iremos pra outro lugar se nossa imigração pra lá não for aceita. Mas por que essa preferência toda?

  1.  Tem a 7ª melhor qualidade de vida do mundo
  2. Alta qualidade de serviços públicos: transporte, educação, saúde...
  3. Ótimo amparo a quem está desempregado
  4. Está pedindo, quase implorando por imigrantes qualificados
Em comparação com os Estados Unidos que não querem pessoas de forma alguma, não tem saúde pública e onde você está totalmente à deriva se estiver desempregado, aliado à recessão europeia e de tudo na Austrália querer nos matar (além de ser o destino mais longe possível do Brasil), o Canadá se mostra a opção mais sedutora.

Além disso, muitos amigos, conhecidos e conhecidos de amigos estão por lá e são só elogios. Os processos de imigração são ágeis, principalmente o novo express entry que começou agora em janeiro. Há muitas boas oportunidades de emprego na minha área ( analista de sistemas ) e também precisam de dentistas ( minha esposa )! Então, se deus assim permitir, é para lá que vamos!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como surgiu a idéia?

Como todo brasileiro ( ao menos relativamente ) consciente, temos ficado cada vez mais cansados e revoltados com a desigualdade social, violência e precariedade dos serviços públicos. Mas por comodidade e até por termos uma vida acima da média, a gente vai tocando o barco e "deixando pra lá".

Pra quem não sabe, eu sou gamer desde que me tornei capaz de segurar um controle, e voltei a jogar World of Warcraft, o maior MMORPG da atualidade que, há alguns anos, foi totalmente regionalizado pro Brasil, inclusive com Mestres de Jogo ( o suporte dentro do jogo brasileiros ). Tá mas que mudança de assunto é essa? É que tudo começou com isso.

Estava eu numa bela noite jogando quando tive um susto: achei que vários itens haviam sumido. Abri um ticket de suporte e, mesmo escrevendo em inglês, fui atendido por um brasileiro ( meu IP talvez ). Ele me ajudou e tal, e na hora do "obrigado, algo mais que posso fazer por você?", resolvi ser inxerido e perguntar como era trabalhar na minha game house favorita. E para a minha surpresa, ele não estava no Brasil - ela mantém aqui apenas um pequeno escritório de marketing. Todo o processo de adaptação e suporte é feito na sede da empresa nos Estados Unidos.

Ele me explicou que foi selecionado, era formado em música (!), largou seu emprego público (!) - que odiava - e foi de mala e cuia trabalhar lá. Lá ganha cerca de 19,50 dólares a hora (U$ 3.120,00), fora vários benefícios, num emprego com quase zero de estresse, sem deadlines, sem prazos de projetos, enfim...

Sem falar no maior benefício de todos: está morando no primeiro mundo. Não mora numa casa com cerca elétrica, nem ao menos com muros altos. Não pensa em blindar seu carro. Não sente um frio na barriga sempre que uma moto com 2 pessoas encosta do seu lado.

Depois de uma loooonga conversa sobre as diferenças entre os países e estilos de vida, que durou bem mais que o atendimento propriamente dito, parei e pensei "porra, sou analista de sistemas, formado e experiente, tenho inglês fluente, minha esposa é dentista, o que diabos ainda estou fazendo aqui?". E assim, devido ao suposto sumiço de itens virtuais, nasceu a decisão: imigrar pro primeiro mundo!

Tá, mas pra onde exatamente? No nosso próximo episódio...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Pra inaugurar!

Já que vários blogs tem sido referência nessa nossa empreitada, por que não fazer o nosso próprio?

Compartilharemos aqui nossas dúvidas, anseios, temores e dicas nessa jornada que espero ser uma guinada em nossas vidas!

Decidimos imigrar pro Canadá por vários motivos, e conosco irão ( se tudo der certo e formos mesmo ) nossos 8 gatos e 2 cachorros. Claro que não abandonaremos ninguém, por isso o título piadinha com a expressão " de mala e cuia"!

Tentarei sempre usar de bom humor e espero que nossa história, relatos e dicas sejam úteis a quem ler!