Semana passada vi um artigo com o seguinte titulo.“Empregos de dentista no Canadá com salário médio de 100 mil por ano ” .
Quem não quer um emprego desse? O artigo também citou as opções para validar o diploma dessa forma
: “Existe 2 formas de conseguir isso: a primeira, fazer apenas a primeira prova do NDEB e, se aprovado, você pode se matricular numa instituição de ensino e cursar o terceiro e quarto ano do curso. Essa forma é mais demorada e bem mais cara. Os cursos de odontologia para alunos internacionais no Canadá ficam em torno de CAD 72,297 (valor da Universidade de Toronto) por ano. Bem caro! A segunda forma é fazer todas as etapas do NDEB e o custo fica CAD 11,000 para todas as etapas. Ao todo são 5 provas que você podem encontrar no site também. Lá tem um mapa explicando todas as etapas, valores e datas.”Acontece que a história não é bem assim. A realidade é “um pouco” mais dura do que foi passado. O “um pouco” esta entre aspas porque na verdade a realidade é bem mais dura J
Vamos ao passo a passo para a revalidação.
1 Vire o site oficial National Dental Examining Board of Canada – NDEB – de cabeça pra baixo . Segundo o site para os que são graduados por uma faculdade “non-accredited” a pessoa tem duas opções:
A) participa do “accredited completion program”
B) ou passa pelo NDEB Equivalency Process.
Depois de terminado opção A ou B então a pessoa é elegível para participar do Writen e OSCE Examinations. Poderia comparar estas duas últimas provas com a prova da ordem dos advogados no Brasil. Aqui todos tem que fazer a prova do Board para poder ter a licença para trabalhar como dentista, seja você que esta no processo da revalidação ou a pessoa que esta fazendo a faculdade aqui no Canadá.
Então , teoricamente, o primeiro passo para dar inicio no processo de revalidação é abrir um profile no site do NDEB para aplicar para o processo de Equivalência e verificação dos seus documentos.
Esta fase da verificação dos documentos é muito “chata” e já vi colegas ficarem para trás ou perderem deadline para marcar a prova porque teve resposta negativa do NDEB. Ou porque o documento não estava de acordo com o que eles pedem ou porque a forma de envio foi errada, entre outras razões.
O site é claro no que pede, e se você mandar uma virgula errada teu processo de verificação dos documentos não será finalizado e você não poderá marcar tua primeira prova.
Gastos para verificação dos documentos:
Aplication fee = CAN$ 800.00
Tradução de todos os documentos – diploma, certidão de casamento ou nascimento, transcripts que devem ser feitos aqui no Canadá de preferência.
Veja:
” The NDEB will look for the following criteria when reviewing notarized documents and original certified translations:Você que está ai no BR e não tem como ter a tradução feita por um profissional registrado no ATIO tem a opção de passar por um oficial do Consulado do Canadá ou Embaixada canadense para ter este carimbo ou selo autenticando os documentos que você precisa enviar ( não_faço_ideia_do_custo_disso)
Notarized:
If you are unable to have documents notarized by a local Notary Public or Commissioner of Oaths, whose credentials are in English or French, you may have documents notarized by an Officer of a Canadian Consulate or Canadian Embassy. “
- notarized photocopies must bear the original seal and signature of a Notary Public or a Commissioner of Oaths
- the Notary Public or Commissioner of Oaths must make a photocopy of the original diploma/degree issued by the university or other original documents and placed their stamp/seal on the photocopied document
- the seal/notary statement must state that the document is a true copy of the original document seen by the individual who has notarized the document
- original seals must display the credentials of the individual in English or French
Aqui no Canadá cada copia notorized custa 14.95+ taxas e a tradução de um documento em média vai custar uns CAN80.00.
Faça as contas de quanto isso vai te custar no total ( traducoes+ application fee+ notorized copies) ;)
Com a documentação verificada e aceita por eles aí você poderá marcar a primeira prova – AFK – Assessment of Fundamental Knowledge – que custa CAN$ 600.00.
Quando eu fiz a minha aplicação e marquei a prova AFK eu gastei entre sedex , documentos, traduções e fees exatamente CAN$2000.00
Ok, agora você está pronto para a primeira etapa e “vamo que vamo” estudar.
No site oficial na aba Fundamental Knowledge >Protocol você vai saber o que cai na prova, a porcentagem de questões de cada assunto, os livros de referencias etc. E aí você tem que ir atrás desse material ( que poderá lhe custar mais alguns $$$) Eu não registrei quanto eu gastei com isso. :(
Pronto já fez a prova do AFK , passou e esta todo feliz da vida! Agora é seguir pra segunda fase e é aqui que você tem duas opções:
Opção1– fazer mais duas provas praticas o ACJ e ACS , clinical judgment and clinical skills.
A primeira ainda é teoria, mas a segunda é prática e você vai precisar sim fazer o curso preparatório aqui para seguir o protocolo deles ( esquece teus 20 anos de vícios ops eu quis dizer experiência ok). Para este fase você vai gastar brincando CAN$ 20.000.00 e aí tem muitos que falam : capazzzzzzzzzzzzzzzz você ta exagerando!! Aham, espere e veja então. lol
Curso preparatorio > CAN$ 4000.00 (ACS) + materiais aproximadamente uns CAN$ 10.000.00( se comprar novo) + prova do ACS > CAN$ 5.000.. >>> total =19.000.00 . Eu nem to citando que você teria que estar aqui para fazer este curso tendo gastos com moradia, comida e transporte ok.
Custo da prova ACJ >>CAN$ 1200.00
Total da segunda fase opção 1 : 20.200.00 aproximadamente J
Ok mas eu quero ir para a universidade.
Opção 2 – cada aplicação para a universidade custa CAN$ 250.00 e de novo você tem que enviar documentos (como diploma, certidão de casamento, transcripts,) e tudo traduzido e notorized . Aí você soma o envio dos documentos, prova de proficiencia (IELTS ou TOEFL), o custo da money order, entre outras coisas. Eu gastei CAN$850.00 para fazer a aplicação em UMA universidade. E daí fica numa ansiedade lascada na espera para saber se você será ou não convidado a participar do processo seletivo da universidade.
Cada universidade tem o seu processo seletivo. Onde eu apliquei você tem que fazer uma prova pratica que custa CAN$ 1500.00 e para fazer esta prova tem o custo do curso preparatório e material clinico, hotel porque não é na cidade onde você mora, etc e eu começo a perder a vontade de ficar somando porque , de verdade, da desespero hahahaha.
Ok passou pelo processo seletivo da universidade e foi aprovado . Ai você chama tua amiga mais loca para correr pela cidade gritando de alegria porque você conseguiu sobreviver a toda esta maratona ( Priscila me aguarde pq vc prometou e promessa é divida: você vai correr na neve gritando de alegria por mim hahaha)
Ai vem o custo da universidade, pode preparar 150 mil dólares e lembre não tem como você trabalhar enquanto está na universidade. De verdade não tem como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E você terá custo com moradia, comida , vida!!!
Mas aqui entra um outro fator, primeiro para você poder ir para uma universidade você tem que ser cidadão ou residente permanente. Ou seja, você tem q ter passado pelo processo de imigração. Ahhhh a imigração dá um poste novo, mas este nem vou entrar em detalhes porque já teve tantas mudanças nas regras que nem ouso falar sobre o novo processo de imigração hoje. Sorry! Porém até onde sei, antes da última mudança neste processo ,dentista não estava mais na lista de profissionais para imigração :(
Ok então você vira e fala:- não vou pra universidade e vou só fazer as provas. Mas para você trabalhar como dentista aqui no Canadá só sendo cidadão ou residente, ou seja, sem imigração, não tem como! rá rá rá , não teve graça :-/
Bem, vale lembrar que como residente temos algumas “ajudas” do governo. Como por exemplo, depois que você foi aceito pela universidade você poderá aplicar para o OSAP (você recebe uma ajuda do governo para estudar) mas o valor do osap, no caso da odontologia, não é suficiente e você vai precisar pegar empréstimo no banco para poder estudar.Que funciona mais ou menos como o antigo credito educativo. Eu estudei com este credito educativo no BR .:)
Para a opção de fazer somente as provas não tem ajuda alguma do governo, tudo sai do teu bolso!!!
Finalizou a universidade ou as provas ACJ/ACS ai você vai pro Written & OSCE examinations que eu ainda não sei o valor (não fui atrás)
Bem, não é fácil , independente da opção que você fizer, o processo de revalidação NÃO é fácil, mas não é impossível. Tem uma amiga que já tem clinica aqui e outro que terminou todo o processo e já esta com sua licença para trabalhar e outro que esta fazendo a ultima prova agora em maio. Fora outros que não tenho amizade mas sei que são brasileiros e já passaram por toda essa “tormenta chamada revalidação” e estão trabalhando ou já montaram sua clinica.
Se algum colega meu ai no BR me perguntasse e aí , vale á pena? Eu diria SIM vale á pena. Porém eu sempre falo também que imigração não é para todos! Tem que estar muito, mas muito mesmo, desejoso por mudanças, desafios, aprendizado etc.
Chegar num país e ter que aprender tudo de novo desde como usar o transporte publico, tirar carteira de motorista ( não pense que é chegar aqui e dirigir e pronto hahaha é ridiculo mas não é assim ) . Resumindo tem que ter um motivo muito forte para você querer imigrar. Eu tinha, eu não agüentava mais o “jeitinho brasileiro” em tudo, a violência, entre outras coisas. Saí da minha zona de conforto ( que nem era tão confortável assim ) e to aqui completando 2 anos e 6 meses HOJE . J Dois anos e 6 meses de aprendizado, crescimento pessoal e espiritual também. Dois anos e 5 meses de saudade da minha filha que optou por ficar no BR. Dois anos e 6 meses de saudade da minha mãe. Dois anos e 6 meses de saudade da torta alemã da confeitaria São José em Joinville e dois anos e seis meses de saudade de pisar na areia de praia de verdade (Bombas e Bombinhas) !! Mas se alguém falar : volte pro BR então. A minha resposta será: nem a pau Juvenal! hahahaha
Bem, como eu não poderia perder a oportunidade de fazer propaganda da minha agencia de intercambio,a Maple Exchange caso você queira saber mais sobre como se qualificar para a imigração, já que dentista não está na lista de profissões para a imigração, sinta-se a vontade para enviar um email para silney@mapleexchange.ca estou á disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Visite também nosso site http://www.mapleexchange.ca e curta nossa pagina no facebook clicando AQUI.
O post ficou bem longo mas não tinha como reduzir :-/
See you guys!
Nenhum comentário:
Postar um comentário