Pesquisar no blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Imposto de Renda no Canadá

/hihi

Aproveitando o contexto oportuno... Agora dia 20 de fevereiro começou a declaração do imposto de renda canadense, ou simplesmente Taxes Declaration - como basicamente só se paga esse imposto, eles chamam de Declaração de Impostos, simples assim (diferença pro Brasil hein).

O processo é bem similar ao da terra dos bananas: todos os lugares onde você trabalhou te enviam um documento que detalha os ganhos e descontos, o T4. As instituições de ensino fazem o mesmo. Você pode juntar toda a papelada e pagar alguém pra fazer (custa em média 30 CAD), marcar com um oficial da receita um horário pra fazerem juntos (é grátis) ou fazer você mesmo.

Fazer na marra é surpreendentemente simples: cada campo tem um número, tanto nos formulários, como nos documentos que as empresas enviam. Por exemplo, se no seu T4 tem um campo com o código 118, é só procurar no formulário pelo campo 118 e colocar a informação lá. Pra terminar de lascar, tem um aplicativo maravilhoso e gratuito chamado studiotax.com que facilita tudo pra você, e ainda mostra de forma simples quanto você vai restituir ou ter que pagar.

Basicamente (novamente, essa é uma explicação bem superficial), quanto menos você ganha, mais você restitui. Pra esse ano, eu a patroa juntos vamos restituir cerca de 1100 CAD :D Essa renda também serve pra ajustar a ajuda da HST/GST, um benefício trimestral baseado na renda, tipo um bolsa família. Quanto mais pobre e maior a família, mais você recebe. A partir de certa renda, você não recebe mais nada e começa a pagar imposto, mas claro, tem as variantes (dependentes, doações, gastos com saúde, etc).

Você pode entregar a declaração online ou por papel. O studiotax faz tudo, e ainda valida sua declaração antes pra ver se tem algo errado. Normalmente, o envio online só é autorizado pelo governo perto do inicio da entrega, mas você pode baixar o programa, deixar tudo pronto e atualizar ele quando a versão homologada for liberada. Pra entregar por papel, existe uma  opção "imprimir para o governo" que imprime apenas o que deve ser entregue. Você pega um envelope no New Brunswick Service, segundo andar, coloca tudo dentro, vai pra porta de trás do prédio e coloca numa "caixa de correio" azul própria pra isso.

Enviando por papel, você recebe a restituição em ATÉ 8 SEMANAS. Enviando online, eles tentam pagar em NO MÁXIMO 8 DIAS ÚTEIS! Isso, nada de esperar até o fim do ano como um certo "país"...

É isso, espero que isso ajude alguém.

Minha próxima postagem deve ser sobre como funciona as missas católicas por aqui =)

/bye

3 comentários:

  1. Manda as fotos do carro de manha !!!

    ResponderExcluir
  2. http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017

    ResponderExcluir
  3. Ola, tudo bem?
    Como se aplica pra esse HST/GST ? poderia falar mais sobre isso?? Muito obrigada.
    Sandra

    ResponderExcluir