Pesquisar no blog

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Missa católica em Moncton

/hihi

Oi Pessoas! Muita luta, estresse e afins por aqui. Sabe quando tudo parece que vai dar certo, mas fica faltando um tiquinho de nada, e não sai disso? Pois é, em breve, mais detalhes sobre isso.

Mudando de assunto...

Eu e a patroa somos católicos, ela bem mais praticante do que eu. Antes mesmo de chegarmos aqui, uma das primeiras dúvidas dela era se aqui tinha missa! De fato, tem igreja de todo tipo e variações: protestantes, anglicanas, católicas, etc. Além disso, há ingrejas francesas - onde se fala apenas em francês - e inglesas. A boa e velha segregação de língua também afeta a fé por aqui...

Acabamos achando 2 igrejas do nosso gosto: a Immaculate Heart of Mary e a Holy Family. De cara, uma grande diferença: não existe missa (aqui chamado de Mass) nos domingos a noite; elas costumam acontecer sabado a tarde ou a noite e domingo de manhã.

Mas as diferenças não param por ai:


  • Aqui existe um senso de comunidade muito forte. As pessoas escolhem a "sua igreja", e todo mundo se conhece. Foi só entrarmos que notaram que havia carne nova na praça e vieram nos recepcionar e perguntar de onde éramos.
  • Depois da missa, sempre rola uma confraternização entre os fieis. Normalmente é um suco e café com bolo e biscoitos, tudo de graça, só pras pessoas interagirem, e tudo organizado por voluntários.
  • Na hora da comunhão, vai todo mundo em fila organizada. As pessoas dos bancos lá do fundo vem primeiro, depois o banco a frente deles, e vai assim até os bancos mais à frente. Uma educação e organização surreal. Apenas os deficientes passam na frente.
  • Sempre tem vinho na comunhão!
  • Batismos, eucaristias e afins acontecem em missas normais; não fazem um evento extra pra isso. Mas acontece de forma muito especial: o padre batiza/crima/o que for na frente de todos, e convida todos a receberem e darem os parabéns ao novo cristão. Praticamente todo mundo se levanta e vai dar os parabéns à família e dizer que são bem vindos na igreja. Já vimos acontecer várias vezes e fico comovido com essa fraternidade toda.
  • O padre - pois praticamente é um só pras igrejas inglesas - é uma figuraça! Ele é relativamente jovem e muito descontraído. Conversa com todo mundo, posa pra fotos com bebês, brinca com as crianças na neve, está sempre rindo!
  • Praticamente não há jovens nos cânticos, e as musicas costumam ter um ritmo mais tradicional.





Por enquanto, é só. Minha próxima postagem será sobre a Mentira Piloto do Atlântico.

/bye

6 comentários:

  1. Aguardando a próxima postagem. É sempre surpreendente ver a perspectiva de quem está no Canadá e realmente sabe como funciona o processo.

    ResponderExcluir
  2. Também aguardo o próximo comentario. E diga como está a vida ai atualmente. Penso em ir ano que vem e gostaria de saber como os brasileros 'se viram' por ai

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava super interessada no AIPP, mas vi mesmo que era uma ilusão.... Vou tentar o NBPNP através do EE. Estou organizando a papelada e espero estar em Moncton o mais breve possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: também sou católica e estava mesmo querendo saber sobre as missas aí! Muito obrigada!

      Excluir
    2. Gente me explica pq o AIPP é uma ilusão?? Morei em Halifax por um tempo e parecia super fácil de imigrar. O grande problema era o tempo que levava.

      Excluir