Oi pessoas 💁
participando dos 2 grupos de brasileiros em Montreal, aqui acolá alguém posta algum assunto mais acalorado, como propostas dos possíveis candidatos a eleição e suas propostas. Como vocês podem imaginar, nessas horas rola todo tipo de opinião, mas existe aquele grupinho que se destaca e até ganhou um apelido da comunidade: são os brasileiros "pure laine".
A expressão vem do francês e quer dizer "lã pura", ou seja, é aquele brasileiro "autêntico", original de fábrica, ou para deixar mais explícito, é aquela pessoa que se encaixa perfeitamente na visão estereotipada (ou mais comum) do que é o brasileiro. Exemplos:
1) "Pessoal, comprei uns ingressos pro show XXX a mais por engano, e tou precisando vender. Preço de custo".Ai quando você chega para comprar, a pessoa está vendendo por quase 3x o valor original, que inclusive está impresso no ingresso. Por que não dizer a verdade? "Comprei esses ingressos para revender, alguém interessado?".
2) A pessoal, por ter tido dificuldade X ou Y no seu processo imigratório, se manfiesta contra qualquer proposta de remover ou atenuar essa dificuldade para futuros imigrantes. Afinal, por que poderia ser mais fácil pra outras pessoas?
3) Quem entende um mínimo de política e economia, sabe que as medidas populistas desenfreadas, mais a corrupção, que ceifaram o futuro do Brasil (e não, não me refiro só àquela quadrilha. O populismo é beeem mais antigo). Ai, a pessoa emigra pra um país de primeiro mundo, onde as coisas ainda funcionam, e o que ela defende e prega? Que se adote medidas ainda mais populistas que as do Brasil, defende um estado ainda mais inchado. O bom e velho "tudo de graça pra todos". Chegam inclusive a soltar a pérola de que "é possível criando mais impostos". Dá dor de barriga só de ler.
4) Antes de me mudar, tinha muito receio devido às histórias de intolerância dos quebecos com quem não falava francês. Ouvia que eram grosseiros, zombavam da gente, nos mandavam aprender a língua ou ir embora. Nunca passei por isso com NENHUM nativo. TODOS sempre foram gentis, pacientes e educados, mesmo quando falavam zero de inglês. Uma vez estava perdido, com celular descarregado, um mapa impresso na mão e um quebeco gesticulou até conseguir que eu entendesse como chegar no meu destino.
Mas encontrei sim falta de educação, intolerância, ignorância e zombaria por não falar francês, só que veio de outros brasileiros...
Como eu disse na postagem anterior, essa "nata da sociedade" é de longe o maior problema de morar aqui. Mas como eu também disse, facilmente evitável: bloqueie e faça de conta que não existem. Você não tem nada a ganhar convivendo com eles. Uma amiga chega ao ponto de falar em francês com o marido na rua pra evitar ser identificada por outros brasileiros.
Existe muita gente bacana, sensata, e que ajuda como pode. Não recomendo você evitar a comunidade, apenas peneirá-la. Evitar os "espertos" e aqueles que ainda pensam como na época do Getúlio. Infelizmente, essas pessoas saíram do Brasil, mas o Brasil não saiu delas.
Por hoje é só. Em breve, falarei sobre meu novo emprego e como foi o processo de procurar um emprego melhor enquanto ainda empregado.
Pesquisar no blog
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Os brasileiros lã pura
2 anos de Canadá
Olá pessoas! 💁
Essa postagem está beeeem atrasada, mas é que a vida tem andado corrida. Isso e meu tempo livre tem sido dedicado ao World of Warcraft e a ver Netflix com a patroa 👀
Há 1 mês, completamos 2 anos por aqui. Podemos dizer que foi um período de muito aprendizado, dureza, superação, amadurecimento e conquistas:
O que posso aconselhar a quem tem o mesmo sonho de vir pra cá? O que eu faria diferente?
Essa postagem está beeeem atrasada, mas é que a vida tem andado corrida. Isso e meu tempo livre tem sido dedicado ao World of Warcraft e a ver Netflix com a patroa 👀
Há 1 mês, completamos 2 anos por aqui. Podemos dizer que foi um período de muito aprendizado, dureza, superação, amadurecimento e conquistas:
- Conseguimos nossos PRs bem antes do que estava planejado; nem precisei concluir o college.
- Aprendemos a viver no débito e esquecer que cartão de crédito existe
- Todos os nossos pets estão conosco, com exceção de 2 gatos que minha esposa insistiu que doassemos pra tia dela que cuidava deles. Sinto muita falta da minha neguinha :(
- Temos nosso carrinho zero, financiado com 0 de entrada com 0% de juros.
- Nos mudamos do fim do mundo pra uma metrópole, Montreal.
- Aprendemos que outros brasileiros são a maior ameça nessa nova vida.
O que posso aconselhar a quem tem o mesmo sonho de vir pra cá? O que eu faria diferente?
- Investigue TODAS as possibilidades de vir pra cá com PR. Só parta para o opção de chegar como temporário se for totalmente inviável vir como PR. A vida do permanente é muito mais fácil.
- Traga o máximo de dinheiro possível. Não existe essa de "dinheiro demais"ou suficiente. Você sempre terá despesas inesperadas.
- Baixe o nível de vida no começo. Aprenda a comer em casa, pegar transporte publico, comprar coisas usadas, pechinchar... até se habituar completamente e estar estabilizado.
- Pesquise o tempo todo. Sempre. Não se prenda ao seu plano inicial como se fosse um cabestro. Conseguimos nosso PR em 18 meses, mas pelo projeto inicial, levaria 4 ou 5 anos. Consegui isso graças a estar sempre atento às mudanças na imigração e novos programas.
- Não perca tempo com o que não lhe ajuda. É a moeda mais valiosa de todas. Não deixe para daqui a 6 meses ou depois do inverno o que você pode realizar agora.
- Use o kijiji para achar imovel, evite corretores ao máximo. Quando você fecha um contrato de aluguel de 1 ano, o corretor leva o valor do primeiro por ter achado você. Logo, eles sempre tentam te empurrar o imóvel mais caro possível. Meu teto era $1500, deixei isso super claro ao vir pra Montreal para 4 corretoras. Não me mostraram NENHUM IMÓVEL ABAIXO do meu LIMITE. Teve uma com a cara de pau de me levar pra um imóvel de $2000 por mês...
- Aprenda pensar de forma anual ao invés de mensal. Em vez de "Ah, esse aluguel é só $200 a mais por mês", passe a pensar "Esse aluguel vai me custar $2400 a mais por ano".
- CUIDADO com outros brasileiros. Eu tinha uma idéia diferente ao chegar aqui, imaginei que existiria um noção de irmandade por estarmos todos no mesmo barco... que nada. Muita fofoca, muita falsidade, muita inveja. Claro, há algumas pessoas maravilhosas, mas no geral, não muda nada em relação a estar no Brasil. Algumas pessoas inclusive se aproveitam da inocência de quem chega, como vendendo coisas usadas mais caras do que novas, pequenos golpes, abusar da boa vontade...
- Venha com o inglês, e se possível o francês, o mais refinado possível.
- Pesquise sobre sua profissão, vagas de trabalho, como conseguir seu SIN, enfim, TUDO o que for útil ANTES de pisar aqui.
- Pense no que você quer pra sua vida e veja quais cidades se encaixam nisso. Se você quer uma vida calma e tranquila, definitivamente Toronto não é pra você.
- Aprenda a pensar em etapas. Se uma determinada cidade/provincia é melhor para começar a nova vida, vá para lá. Depois, no momento certo, você se muda para onde realmente quer ficar.
- O mais importante: paciência, planejamento e perseverança. Defina seus objetivos, veja e reveja a melhor forma de alcançá-los, entenda que haverão atrasos e imprevistos, e não desanime diante eles.
Assinar:
Postagens (Atom)