Oi pessoas 💁
participando dos 2 grupos de brasileiros em Montreal, aqui acolá alguém posta algum assunto mais acalorado, como propostas dos possíveis candidatos a eleição e suas propostas. Como vocês podem imaginar, nessas horas rola todo tipo de opinião, mas existe aquele grupinho que se destaca e até ganhou um apelido da comunidade: são os brasileiros "pure laine".
A expressão vem do francês e quer dizer "lã pura", ou seja, é aquele brasileiro "autêntico", original de fábrica, ou para deixar mais explícito, é aquela pessoa que se encaixa perfeitamente na visão estereotipada (ou mais comum) do que é o brasileiro. Exemplos:
1) "Pessoal, comprei uns ingressos pro show XXX a mais por engano, e tou precisando vender. Preço de custo".Ai quando você chega para comprar, a pessoa está vendendo por quase 3x o valor original, que inclusive está impresso no ingresso. Por que não dizer a verdade? "Comprei esses ingressos para revender, alguém interessado?".
2) A pessoal, por ter tido dificuldade X ou Y no seu processo imigratório, se manfiesta contra qualquer proposta de remover ou atenuar essa dificuldade para futuros imigrantes. Afinal, por que poderia ser mais fácil pra outras pessoas?
3) Quem entende um mínimo de política e economia, sabe que as medidas populistas desenfreadas, mais a corrupção, que ceifaram o futuro do Brasil (e não, não me refiro só àquela quadrilha. O populismo é beeem mais antigo). Ai, a pessoa emigra pra um país de primeiro mundo, onde as coisas ainda funcionam, e o que ela defende e prega? Que se adote medidas ainda mais populistas que as do Brasil, defende um estado ainda mais inchado. O bom e velho "tudo de graça pra todos". Chegam inclusive a soltar a pérola de que "é possível criando mais impostos". Dá dor de barriga só de ler.
4) Antes de me mudar, tinha muito receio devido às histórias de intolerância dos quebecos com quem não falava francês. Ouvia que eram grosseiros, zombavam da gente, nos mandavam aprender a língua ou ir embora. Nunca passei por isso com NENHUM nativo. TODOS sempre foram gentis, pacientes e educados, mesmo quando falavam zero de inglês. Uma vez estava perdido, com celular descarregado, um mapa impresso na mão e um quebeco gesticulou até conseguir que eu entendesse como chegar no meu destino.
Mas encontrei sim falta de educação, intolerância, ignorância e zombaria por não falar francês, só que veio de outros brasileiros...
Como eu disse na postagem anterior, essa "nata da sociedade" é de longe o maior problema de morar aqui. Mas como eu também disse, facilmente evitável: bloqueie e faça de conta que não existem. Você não tem nada a ganhar convivendo com eles. Uma amiga chega ao ponto de falar em francês com o marido na rua pra evitar ser identificada por outros brasileiros.
Existe muita gente bacana, sensata, e que ajuda como pode. Não recomendo você evitar a comunidade, apenas peneirá-la. Evitar os "espertos" e aqueles que ainda pensam como na época do Getúlio. Infelizmente, essas pessoas saíram do Brasil, mas o Brasil não saiu delas.
Por hoje é só. Em breve, falarei sobre meu novo emprego e como foi o processo de procurar um emprego melhor enquanto ainda empregado.
Bacana
ResponderExcluir