Pesquisar no blog

terça-feira, 11 de setembro de 2018

2 anos de Canadá

Olá pessoas! 💁

Essa postagem está beeeem atrasada, mas é que a vida tem andado corrida. Isso e meu tempo livre tem sido dedicado ao World of Warcraft e a ver Netflix com a patroa 👀

Há 1 mês, completamos 2 anos por aqui. Podemos dizer que foi um período de muito aprendizado, dureza, superação, amadurecimento e conquistas:

  1. Conseguimos nossos PRs bem antes do que estava planejado; nem precisei concluir o college.
  2. Aprendemos a viver no débito e esquecer que cartão de crédito existe
  3. Todos os nossos pets estão conosco, com exceção de 2 gatos que minha esposa insistiu que doassemos pra tia dela que cuidava deles. Sinto muita falta da minha neguinha :(
  4. Temos nosso carrinho zero, financiado com 0 de entrada com 0% de juros.
  5. Nos mudamos do fim do mundo pra uma metrópole, Montreal.
  6. Aprendemos que outros brasileiros são a maior ameça nessa nova vida.

O que posso aconselhar a quem tem o mesmo sonho de vir pra cá? O que eu faria diferente?

  1. Investigue TODAS as possibilidades de vir pra cá com PR. Só parta para o opção de chegar como temporário se for totalmente inviável vir como PR. A vida do permanente é muito mais fácil.
  2. Traga o máximo de dinheiro possível. Não existe essa de "dinheiro demais"ou suficiente. Você sempre terá despesas inesperadas.
  3. Baixe o nível de vida no começo. Aprenda a comer em casa, pegar transporte publico, comprar coisas usadas, pechinchar... até se habituar completamente e estar estabilizado.
  4. Pesquise o tempo todo. Sempre. Não se prenda ao seu plano inicial como se fosse um cabestro. Conseguimos nosso PR em 18 meses, mas pelo projeto inicial, levaria 4 ou 5 anos. Consegui isso graças a estar sempre atento às mudanças na imigração e novos programas.
  5. Não perca tempo com o que não lhe ajuda. É a moeda mais valiosa de todas. Não deixe para daqui a 6 meses ou depois do inverno o que você pode realizar agora.
  6. Use o kijiji para achar imovel, evite corretores ao máximo. Quando você fecha um contrato de aluguel de 1 ano, o corretor leva o valor do primeiro por ter achado você. Logo, eles sempre tentam te empurrar o imóvel mais caro possível. Meu teto era $1500, deixei isso super claro ao vir pra Montreal para 4 corretoras. Não me mostraram NENHUM IMÓVEL ABAIXO do meu LIMITE. Teve uma com a cara de pau de me levar pra um imóvel de $2000 por mês...
  7. Aprenda pensar de forma anual ao invés de mensal. Em vez de "Ah, esse aluguel é só $200 a mais por mês", passe a pensar "Esse aluguel vai me custar $2400 a mais por ano". 
  8. CUIDADO com outros brasileiros. Eu tinha uma idéia diferente ao chegar aqui, imaginei que existiria um noção de irmandade por estarmos todos no mesmo barco... que nada. Muita fofoca, muita falsidade, muita inveja. Claro, há algumas pessoas maravilhosas, mas no geral, não muda nada em relação a estar no Brasil. Algumas pessoas inclusive se aproveitam da inocência de quem chega, como vendendo coisas usadas mais caras do que novas, pequenos golpes, abusar da boa vontade...
  9. Venha com o inglês, e se possível o francês, o mais refinado possível.
  10. Pesquise sobre sua profissão, vagas de trabalho, como conseguir seu SIN, enfim, TUDO o que for útil ANTES de pisar aqui.
  11. Pense no que você quer pra sua vida e veja quais cidades se encaixam  nisso. Se você quer uma vida calma e tranquila, definitivamente Toronto não é pra você.
  12. Aprenda a pensar em etapas. Se uma determinada cidade/provincia é melhor para começar a nova vida, vá para lá. Depois, no momento certo, você se muda para onde realmente quer ficar.
  13. O mais importante: paciência, planejamento e perseverança. Defina seus objetivos, veja e reveja a melhor forma de alcançá-los, entenda que haverão atrasos e imprevistos, e não desanime diante eles.
É isso por agora. Minha próxima postagem será sobre o maior revéz de morar em Montreal, mas que pode (e deve) facilmente ser evitado.

2 comentários:

  1. Monteiro, pelo seu Post bem positivo imagino que tenha se adaptado bem ao frio e os contratempos do inverno e nem pense em voltar para a era das Catracas do SERPRO ? Conseguiu a renovação tranquilo da licença do SERPRO ?

    ResponderExcluir