Agora que já temos nossos PRs, nossa próxima meta é fazer a validação do diploma da minha esposa, ou seja, conseguir que ela exerça a odontologia dela aqui.
Há 2 motivos para isso: ela ama ser dentista, e aqui eles são absurdamente bem pagos. Estamos falando de 10 a 15 mil CAD por mês, isso no Atlântico, como empregado...
Bom, todo o processo começa e passa pelo site do NDEB.CA, a associação canadense de dentistas. Boa parte das informações que vou colocar vieram diretamente de lá e do depoimento da Alice, uma dentista de Alberta que já conseguiu o direito de praticar a odontologia aqui, mas pediu pra manter sua identidade em cigilo:
- Cadastro no site do NDEB.CA - https://ndeb-na.brighttrac.com/ , custa CAD $1100.
- Auto teste online
- Envio de documentos:
3.1. você precisa que sua faculdade envie DIRETAMENTE PRO NDEB o seu histórico (precisa de tradução também) e um formulário, devidamente preenchido, assinado e carimbado. Como fazer isso? No caso das universidades do Ceará, elas não enviam. O que fazem é te dar um envelope oficial e você mesmo envia. Então, pegue o histórico com eles, traduza com um tradutor regulamentado, coloque o formulário dentro e envie DIRETAMENTE pro NDEB. Sim, alguém vai ter que fazer isso do Brasil.
3.2. Demais documentos: formulário de documentos, fotocópia autenticada de algum documento oficial com foto, o diploma ORIGINAL e o certificado de internato, se houver. Isso você pode enviar como você mesmo, de onde quer que esteja. - Provão: 150 questões multipla escolha, um verdadeiro "exame da OAB" de dentistas. Pelo que minha esposa disse, abrange TUDO o que ela viu na faculdade. Você precisa acertar 75%, e só tem direito a fazer essa prova 3x na vida. Se falhar as 3, precisa cursar odontologia aqui. Essa prova só ocorre em MAIO e AGOSTO. Perdeu a de agosto, só ano que vem. Custa CAD $ 1000.
- Ao passar na prova, você pode optar por ou fazer 2 provas práticas ou um curso complementar de 2 anos:
5.A: as provas práticas consistem em simular atendimento em manequins na primeira prova ($1800), e atender pessoas reais na segunda ($7000). O problema é que você precisa comprar praticamente TODO O MATERIAL necessário pros atendimentos. Alguns chegam a vir no Brasil pra comprar de segunda mão e levar tudo pro Canadá. Pra piorar, durante o atendimento, os avaliadores fazem perguntas tipo "e se esse paciente tiver cancer na boca? ou for diabético? como você faria?". É necessário estar com um ótimo inglês nessa hora.
5.B: se você escolher direto fazer o curso, ele tem duração de 2 anos. Se já tiver PR, vai pagar o mesmo preço que um canadense e até aplicar pra bolsa. Caso faça as provas práticas mas não passe nelas, vai ter que fazer o curso do mesmo jeito, mas a duração vai reduzir de acordo com a nota que tirou nos exames práticos. Esse curso só está disponível nas seguintes cidades: Edmontom, Winnipeg, London, Toronto, Montreal e Halifax. Fonte: https://acfd.ca/licensure/graduates-of-non-accredited-dental-programs/ - Passando nos exames práticos ou concluindo o curso, você passa por mais uma avaliação escrita de 150 questões multipla escolha, metade numa manhã, metade numa tarde - 150 minutos pra cada parte. Depois, a OSCE - 2 avalições práticas: você chega num escritório e vai ter 5 minutos para analisar ficha clínica e outras informações para responder como deve ser feito o atendimento/tratamento.
- Finalmente, você é certificado pela NDEB. Agora, de posse dessa certificação, você pede autorização à província onde quer trabalhar para ser dentista lá. Mas, teoricamente, é só pedir e receber.
Sim, é uma tarefa hercúlea. O provão é uma verdadeira prova de vestibular pre-ENEM, cheia de pegadinhas. Há cursos nas principais cidades que preparam os alunos pra todas essas etapas, além de grupos de facebook onde as pessoas compartilham material de estudo e dicas. É um alto investimento de tempo e dinheiro, mas nada que poucos meses atendendo não recuperem.
Por hoje é só! Espero que isso ilumine um pouco o caminho de outros dentistas que almejam vir para cá e exercer sua profissão.