Pesquisar no blog

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Moncton X Saint John: minha avaliação

Oi Pessoas! 🙋

Essa postagem e' um pouco polemica. Vou dar a MINHA opiniao sobre viver nessas duas cidades. Lembrando que cada um ve do seu jeito. A proposito, meu teclado nao tem os acentos e nao tou afim de reconfigurar, sorry!

Moncton

Vantagens

  • É uma cidade com mais opções de lojas e restaurantes. "Bed bath and beyond" e uma autorizada da apple podem ser encontradas aqui, mas não em Saint John, por exemplo.
  • É uma cidade mais compacta, tudo fica próximo uma coisa da outra. 
  • A NBCC é bem superior tanto em estrutura fisica, como em localização e equipe de professores à de Saint John.
  • Mais oportunidades de emprego em TI.

Desvantagens

  • O francês é levado a sério por parte dos habitantes, que podem até se chatear caso você só saiba inglês. Algumass vagas exigem que você seja bilingue.
  • Moncton tem um inverno bem mais frio e com muito mais neve do que Saint John.
  • Moncton tem em sua comunidade algumas poucas pessoas extremamente toxicas. Barracos, intrigas, rasteiras, fofocas, falsas acusações; isso tudo tanto no facebook, como no whatsapp e presencialmente... Saiba identificar quem sao e mantenha maxima distancia. Tente se relacionar com as demais pessoas, no geral, boas e bem intencionadas.
  • O Hospital de Moncton tem uma fila de atendimento terrivel.

Saint John

Vantagens

  • É uma cidade com montanhas e mar. Eu acho ela mais bonita.
  • A proximidade do mar faz com que as temperaturas sejam mais amenas e neve menos. De fato, acontece de esquentar no meio do inverno e derreter tudo por alguns dias, como se fossem mini primaveras.
  • Restaurantes de frutos do mar! 
  • Praticamente só se fala inglês. 
  • A comunidade brasileira é extremamente amigável e unida. Claro, sempre existe uma pessoa que se acha a rainha da cidade, mas 99% das pessoas são maravilhosas e adoram se reunir em pequenas celebrações.
  • No geral, a população parece ainda mais amigável e simpática que a de Moncton. 
  • No geral, fomos atendidos rapidamente nos 2 hospitais da cidade.

Desvantagens

  • Muitas casas e prédios são beeeeeeeeeeem antigos. Pense bem antes de alugar algo.
  • A NBCC fica no O do mundo, afastado de tudo.
  • A NBCC parece um prédio abandonado e esquecido pelo tempo. Os professores (ao menos do meu curso) eram extremamente precários.
  • As coisas no geral são bem espalhadas uma das outras, mas você atravessa a cidade inteira de carro em 10 minutos.
  • Energia elétrica mais cara que Moncton.
  • A rota dos ônibus não está no google maps. Você precisa ver no site da empresa local o que seria a rota, e é BEM confuso. 
  • Muitas subidas e descidas, algumas bem íngrimes. É preciso cuidado ao dirigir na neve ou na pista congelada.

É isso. "Ah, qual seria a melhor pra morar?" ; isso depende muito do seu estilo de vida e das suas prioridades. Alguns podem preferir uma, outros podem achar melhor a outra.

Até a próxima, pessoas!

16 comentários:

  1. Oi Thiago,

    Bom saber sua visão a respeito das duas cidades. Uma dúvida, você acredita que em algum momento possa se mudar de Saint John ou mesmo da província de NB ou o seu PR obtido via AIPP te força a permanecer por aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja me informei sobre isso. Eu de fato recebi uma oferta em outra provincia, mas falo sobre isso mais na frente. Me explicaram que, no caso, so vou preciar explicar o motivo de sair do atlantico quando for renovar o PR ou pedir cidadania: não estava achando emprego no Atlântico e achei fora dela.

      Excluir
    2. Oi Thiago,

      Obrigado por responder. De fato já cheguei mesmo a ler sobre isso em algum lugar, mas à respeito de outros PNP, tinha essa dúvida quanto ao AIPP. Se não for muita indiscrição, você poderia dizer em qual província conseguiu essa proposta?

      Aguardo o próximo post.

      Abraço.

      Excluir
    3. Oi Adriano,

      Estou em Montreal agora. Pra um profissional de TI, e' outro mundo.

      Excluir
    4. Oi Adriano,

      meu frances tambem e' zero. Na ilha (ou seja, em Montreal propriamente dito) da pra se virar so com i ingles de boas. Nas cidades vizinhas (a Grande Montreal), e' o onde frances pesa mais.

      Excluir
  2. Olá Thiago, tudo bem?
    Eu estou aqui em meu nome, eu, Soraia, porque eu não tenho procuração para falar em nome de quem quer que seja. Você tem ideia do que você fez postando esses comentários a respeito da comunidade brasileira em Moncton de um modo geral? Você não é obrigado a gostar ou concordar com ninguém, mas o que você disse não é verdade. A comunidade brasileira em Moncton é composta por gente de bem, que tem uma reputação, uma história e um nome respeitado na comunidade. Se você conheceu alguém que não é assim, é uma pena, mas por favor não achincalhe toda uma comunidade por causa de uma, duas ou três pessoas. O que você está fazendo é denegrir publicamente o caráter de um grupo, é uma difamação. Eu faço parte desta comunidade, portanto você está falando de mim também, no entanto nós nunca tivemos nenhum problema. Quando você ainda estava no Brasil, querendo vir para cá e não me conhecia você mandou uma mensagem para o meu Messenger pessoal e eu aceitei sua solicitação e te tratei com educação, respeito e cortesia. Respondi suas perguntas e dei as informações que eu pude. Se você julga que não te ajudei o suficiente é porque o que você queria não estava ao meu alcance. Depois que você chegou aqui nós nos encontramos várias vezes em eventos da comunidade e sempre te tratei com respeito e cordialidade assim como vi as outras pessoas te tratarem também. E agora isso. Eu me sinto pessoalmente ofendida com suas afirmações sobre a comunidade brasileira em Moncton, elas são desrespeitosas e lamentáveis e esse seus post não é polêmico, ele é leviano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Soraia,

      Primeiramente, obrigado por fornecer aos leitores do blog um perfeito e claro exemplo do que esperar da comunidade brasileira de Moncton. Sua postagem cheia de raiva e agressivade é justamente uma amostra do que podem esperar. Eu não quis dar exemplos nem dar detalhes justamente para não manchar ainda mais a "imagem" do grupo, mas ai vem você e faz isso por mim.

      Apesar do seu texto enfurecido, eu quero acreditar que você tem inteligência suficiente pra entender o significado de “existem pessoas legais”. Obviamente, não me referia a você. Só sou responsável pelo que eu escrevo, não pela forma que você interpreta. Sobre isso, só lamento.

      Não vou mentir nem omitir por um grupo que, no geral, só me atirou pedras. Sei muito bem tudo que falam de mim, até acusado de crimes já fui. Fora as pessoas que foram grosseiras e mal educadas comigo e minha esposa sem o menor motivo. Minto quando digo que há barracos? Minto quando digo que há lavação de roupa suja nos grupos? Trocas de ofensas?

      A única coisa leviana é esse seu ofendimento todo. Inclusivamente evitei citar nomes para não ofender ninguém, mesmo quem merecia. Você se ofendeu de graça. Não fiz difamação alguma, isso é mentira sua. Desafio a me processar.

      Novamente, eu VIA você como uma das exceções, umas das poucas pessoas boas dai, antes desse seu desabafo ridículo. A intenção dessa postagem é justamente apresentar a MINHA VISÃO dos fatos para ajudar aos futuros imigrantes a decidirem o que fazer. Agora,se minha visão da comunidade não é das melhores, e a apresentei sem levantar nenhuma mentira, talvez em vez de vir aqui PROVAR o que digo fosse melhor fazer uma reflexão.

      Por favor, se poupe de passar mais vergonha aqui. Guarde suas postagens enraivecidas e dramáticas para um dos frequentes barracos que acontecem entre vocês. Em respeito a você e aos leitores do blog, vou apagar suas postagens caso lhe falte o bom senso novamente.

      Excluir
    3. Caro Thiago
      Quanto a mim não se preocupe, eu não tenho vergonha de nada do que disse porque eu manifestei apenas meu sentimento de forma respeitosa. Eu não ataquei ou ofendi a sua pessoa em momento algum, eu apenas me opus a uma atitude específica sua. Quem ler vai entender o que eu digo.
      Quanto à sua esposa, ela é uma pessoa adorável, que sempre foi e será bem vinda aqui e fez uma boa amizade com varias mulheres da comunidade

      Excluir
    4. Soraia,

      Me acusar de mentira e difamação passa longe da minha definição de respeitoso, e são sim ataques. Mas cada um com a educação que recebeu.

      Justamente a minha pessoa adorável foi uma das vitimas das grosserias constantes dessa comunidade. Mas novamente, não classifiquei a comunidade como tóxica devido às atitudes de X ou Y, e sim, pelos constantes barracos, lavações de roupa suja e rede de fofocas que fazem parte do cotidiano de voces, tanto nas redes sociais como presencialmente.

      Excluir
  3. Oi Thiago, estou procurando algum preparatório pros testes de proficiência em Saint John ou Moncton pra fazer uma “visita exploratória” por ai e quem sabe depois aplicar pra Nbcc. Tens alguma dica? Na internet só encontro cursos relacionados com a universidade, caros e longos. Queria algo curtinho, um mês ou dois. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória. Seu comentário apareceu pra mim porque eu também comentei este tópico. A pergunta não foi pra mim, mas como eu conheço algo que pode te interessar tomo a liberdade de te dar uma sugestão. Dá uma olhada no Mackenzie College de Moncton, talvez tenha alguma coisa nos moldes que você está procurando. É um college mas eles também têm cursos curtos. Boa sorte.

      Excluir
    2. Victoria eu estou honestamente por fora. Mas tenta perguntar la no Brasileiros em Saint John, a Carolina é o nosso guia oficial. Se existir algum, ela sabe.

      Excluir
  4. Olá, Thiago. Primeiramente, obrigado por ter se dado o trabalho de escrever esse blog, que com certeza é de grande ajuda pra quem pretende migrar. Descobri seu canal no youtube hoje e já devorei (praticamente)todos os posts do blog.

    Minha breve história: tenho 33 anos e sempre tive o sonho de morar no Canadá, mas apenas agora, concursado há 1 ano e meio no TRE-MT, na área de TI, vislumbro a possibilidade de juntar tudo o que tenho, pedir licença pra interesses particulares e ir fazer um college, levando esposa e um filho que hoje tem 11 anos. Como estou em estágio probatório, só posso pegar a licença a partir de julho de 2019.

    Já estava pesquisando New Brunswick e estava em dúvida entre os cursos de TI da NBCC em Fredericton, Moncton e Saint John. Estava pendendo para Saint John, e estou ainda mais após ler o seu blog.

    Gostaria de saber se você poderia de dar algumas orientações, por qualquer canal de comunicação que prefira. Odeio ser inconveniente, mas ajudaria muito mesmo.

    Valeu desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi roberto me acha no facebook ou whatsapp. Nunca neguei ajuda a ninguem :)

      Excluir