Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Emigrar não é moleza

/hihi

Hoje é um poste meio desabafo, meio alerta. Desde o início lí vários blogs e tentei me cercar de diferentes pontos de vista. Um blog que gostei muito (e alguns odeiam) é o http://www.vidaqueseguecanada.com/ , por ele mostrar o lado da imigração por um ponto de vista menos mágico e mais pé no chão, e hoje vou seguir a mesma linha.

Não é fácil emigrar. Se você é uma pessoa em condições de realizar esse sonho, você conseguiu um bom padrão de vida ai no Brasil, apesar de tudo. Deve ter um carro legal, sai pra comer fora com uma boa frequência, e não deve se preocupar MUITO com as contas (não que seja rico). A menos que você seja da área de TI ou chegue aqui com PR (permanent residency) e seu diploma validado, você vai sentir um enorme baque no seu começo de vida aqui. Como minha esposa não tinha um bom inglês, decidi que eu seria o estudante. Me confiava em conseguir um part time ou remoto como desenvolvedor, mas a realidade é que as empresas só querem desenvolvedor full time, mesmo pra vagas remotas. Resultado: ambos estamos com empregos de entrada. Dá pra viver, mas sem mordomia alguma. E olha... bate uma saudade da porra de certas mordomias. Temos que repetir "isso é temporário" como um verdadeiro mantra pra enfrentar o dia a dia.

Nosso Dezembro foi extremamente triste. Imaginávamos que seria dureza passar o natal sem a família, mas olha... foi 100x pior do que podia imaginar. Não passamos um dia sem chorar. Decidi que faria das tripas coração para voltar todo natal, porque não suportaria outro natal como o de 2016.

Sim, é maravilhoso andar nas ruas sem medo. Ouvir falar de 1 (um único) assalto na cidade, ver a população revoltada e a polícia em peso nas ruas pra evitar que algo parecido se repita, é fantástico. Mas não abraçar sua família, não ter como nem com quem tomar uma gelada e beliscar uma picanha, não é fácil. Como me esposa, que graças a deus hoje está até mais decidida do que eu, diz "do jeito que estamos, é melhor voltar. Eu quero ficar porque sei que temos tudo pra melhorar e muito".

Então, um bom conselho: junto o máximo de dinheiro que puder, invista num bom curso de inglês e francês, se for de uma profissão regulamentada invista no processo de validação ainda no Brasil, e veja o processo provincial das províncias que lhe interessam. Chegar com PR faz sua vida aqui ser mil vezes melhor e mais fácil.

/bye

Um comentário:

  1. aHH estou apaixonada pelo blog de vocês e da uma dorzinha no coração danada. Ano que vem vai eu, meu marido e nosso filho o Zé (quatro patas). Eu vou estudar e meu marido trabalhar porque ele é da área de Ti. Ele é programador aqui no Brasil a 10 anos. Eu vou estudar engenharia ambiental e viver nas telas geladas. Espero mesmo que nos encontremos por ae. Abraços e um Xêro Carioca. Fiquem bem :D Att. Jocilene Lima - jocilene.neves.costa@gmail.com

    ResponderExcluir