Pesquisar no blog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Minha avaliação das NBCCs

Oi pessoas! 🙋

Vou fazer alguns posts introspectivos, dando a minha OPINIÃO sobre alguns pontos da minha vida no Canadá. Pretendo falar das duas NBCCs onde estudei (Moncton e Saint John), meus empregos e um comparativo entre as duas cidades.

Inicialmente, estudei na NBCC de Moncton, fazendo Web and Mobile Development program. Minha primeira impressão foi de supresa com a estrutura: não perde em nada pra uma faculdade particular de alto nível (usando a UNIFOR como referência):
  • Academia, sinuca e video games à disposição dos alunos;
  • Tudo extremamente novo e limpo;
  • O refeitório tinha almoço com qualidade superior a quase qualquer restaurante da cidade (é sério, almoce lá, nem precisa ser aluno);
  • No geral, professores engajados, motivados e qualificados;
  • Um sistema de doação de comida pra quem está apertado financeiramente; você chega e pega o que precisa, sem cadastro nem nada.
Quanto a esse último ponto, tivemos um evento bem estressante: nossa homeroom teacher (a "tia" responsavel por aquela turma) tirou umas férias de 6 meses. Contrataram uma indiana, teoricamente com mestrado e tudo, pra ficar no lugar dela. Mas ela nunca havia ensinado nada na vida, tinha um ingles terrivel, nao sabia NADA de programacao e banco de dados e botaram ela pra ensinar 4 disciplinas de programação e banco de dados. Merda acontece; devem ter tido que correr pra contratar alguem e foi o que acharam. O problema é que passamos o semestre inteiro reclamando, exigindo outro professor e a direção simplesmente disse "ela é a professora e vai continuar sendo a professora". Simples assim. Foi zero de aprendizado pros meus colegas (eu pedi credito pelas disciplinas e lavei minhas mãos). Teve gente tirando 10 com programa que NEM COMPILAVA.
Nesse ponto, dou zero pra direção do curso. Só nos levaram a sério quando fizeram a avaliação do curso e a turma inteira massacrou a professora. Como aqueles reviews foram pro auto comando do college (acima da coordenadora do curso), AI vieram nos pedir desculpas. Mas isso era no fim do semestre, o desastre estava feito.

Enfim, depois disso fui pra NBCC de Saint John, cursar Programmer Analyst enquanto esperava receber o PR, e minha impressão foi:
  • Tudo velho e sucateado;
  • Faltava cadeiras na sala de aula pra todos;
  • O refeitório era triste e só tinha lanches;
  • Nada de doação de comida;
É bem visível que Saint John tem uma verba absurdamente menor que Moncton. Enquanto a outra NBCC parecia uma universidade particular de primeira, a segunda parecia uma universidade estadual abandonada pelo governo (usando a UECE como referência). Além disso, o nível de preparo dos professores despencou radicalmente; tirando o coordenador do curso (que também da aula), todos os demais eram extremamente despreparados e tinham até certa dificuldade de se fazer entender, como se estivessem lá obrigados...

Quanto à didática em si, eu achei os programas bem insuficientes. Você vê uma quantidade considerável de conteúdo, mas tudo de forma MUITO superficial. É uma formação muito abaixo do que acho necessário pro mercado de trabalho, mas não posso comparar com uma faculdade pois minha única referência é a UECE e acho que lá ensinava até menos. Há um enorme foco em disciplinas não tão importantes, enquanto outras são deixadas em segundo plano. Basicamente, se dá uma introdução ao assunto e se faz um exercício em sala por assunto; um trabalho a cada 15 dias e 2 provas.

Resumindo: se você já é um profissional de TI e espera se especializar na NBCC, esqueça. Você ganha muito mais estudando em casa através do Pluralsight ou Udemy. Só adianta de algo pra quem quer mudar de área, ou vai estudar só pra manter status legal aqui.

5 comentários:

  1. Show. Mas é a diferença de cidade e pessoas? Legal se compartilhadas também!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Thiago, interessante essa informação, pois eu estava pensando em ir pra Saint John em vez de Moncton pois achei a cidade mais atraente, agora sabendo disso vou rever o planejamento, sobre a questão da professora despreparada isso é preocupante pois o college vai ser um investimento altíssimo e têm que valer cada centavo. A visão que temos daqui sobre a qualidade da infraestrutura física e dos professores é de fato bem superficial... Ainda bem que tenho até dezembro pra continuar pesquisando.

    Uma dúvida, e se possível gostaria da sua opinião, pensei em fazer uma visita exploratória para avaliar de perto algumas instituições, na sua opinião o custo disso valeria a pena para evitar uma surpresa desagradável?

    Gostei da sua indicação da HiBonjour, até entrei em contato com elas, acrediro que vou contratar os serviços delas quando for começar as aplicaçoes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, aqui em NB nao ha' muito o que explorar em termos de college e faculdade. Ate onde sei, apenas a NBCC e a UNB sao publicas. Como acredito que o PGWP faca parte dos seus planos, elas sao suas unicas opcoes.

      Talvez fosse mais interessante voce ver com a HiBonjour um college em Halifax. Eu escuto falar muito bem de la.

      Excluir
    2. Oi Thiago, obrigado pela resposta. Sim, Halifax está nos planos também como opção, apesar de nos meus cálculos a NSCC sair um pouco mais caro que a NBCC... Mas pelo seu relato neste post, pode valer mais a pena de fato. Vou sondar com a HiBonjour mais informações sobre a província e matutar mais um pouco sobre uma visita exploratoria nas próximas férias.

      Obrigado novamente.

      Abraço.

      Excluir