Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de junho de 2018

Meus empregos no Canada

Oi pessoas! 💁

Resolvi fazer um compacto sobre os empregos que ja tive aqui no Canada. Vou tentar dar o maximo de detalhes que eu me lembre, pra ajudar voces a terem uma ideia de como as coisas funcionam por aqui.

Cleaner - Eastern College: foi meu primeiro emprego. Fomos indicados pela nossa grande amiga Lenny, fizemos uma entrevista e ja saimos empregados. Nada assinado, nenhum contrato, apenas um "voce ganha 11.50 a hora e comeca dia X".
Era bem simples e encaixava bem com o college que fazia na epoca. Eu tinha uma collega chinesa, eu limparia metade de um andar e ela a outra metade; segunda a sexta 3 horas por dia. Basicamente, deixar o banheiro impecavel, aspirar o chao, limpar as lixeiras, passar um pano nas carteiras e eventualmente passar um mop (algo similar a pano de chao).
Logo no primeiro dia, a chinesa chegou pra mim e disse "o conceito de limpeza dos canadenses 'e muito diferente do nosso. A gente faz uma limpeza bem superficial e rapida, em 1 hora a gente termina, mas recebemos por 3 horas". De fato, era uma limpeza "pra ingles ver". A unica coisa critica era o banheiro. Eventualmente pediam pra limpar as janelas. Os chefes eram bem legais, mas o cliente (o servico era terceirizado) era bem chato se encontrasse alguma sujeira.
De 15 em 15 dias precisava ir na casa do meu chefe buscar o cheque do pagamento.

Desenvolvedor - Cognitive X: meu primeiro emprego na minha area. Era um startup muito promissora. Tive que ir a 3 entrevistas, ate que finalmente me fizeram a oferta e se propuseram a me dar o LMIA pra pedir meu PR. Eu consegui esse emprego enquanto ainda estava trabalhando como cleaner. Aqui ja teve um pequeno contrato, mas era so explicando meus deveres, como confidencialidade.
Era praticamente o emprego dos sonhos: todo mundo era amigo, chefes legais, cafe de qualidade, o chefe nos levava periodicamente pra comer fora por conta dele, pagou pra irmos asssitir Star Wars: Rogue One no cinema, e durante o almoco rolava uma maratona Star Wars. Eu trabalhava 4 horas por dia e meu salario era 40.000 anuais.
Infelizmente, a empresa perdeu seus principais projetos e acabou demitindo todo mundo, e eu como part-timer fui o primeiro. Ate o momento, a melhor experiencia profissional que ja tive.

Dish Washer - Boston Pizza: entrei la depois de sair da Cognitive X. O BP e' ao mesmo tempo restaurante familiar e "bar de esportes", um bar com teloes sempre exibindo um jogo de alguma coisa.
Basicamente, eu esguichava a louca com uma mangueira de auta pressao pra tirar o excesso, jogava tudo dentro da maquina e ia esguichar mais coisas enquanto ela fazia a parte dela. Ao final, eu tinha que organizar tudo (pratos, travessas pequenas, medias, grandes...) em pilhas. Quando estas estivessem de bom tamnho, eu precisva levar para a frente do resturante. Teve uma entrevista, com uma pequena apresentacao da historia do BP, uma provinha com questoes sobre essa apresentacao, e por fim um contrato explicando deveres e direitos. A maior vantagem e' que ficava a poucos metros la de casa.
O principal problema e' porque o ritmo era muito intenso. As garconetes simplesmente jogavam tudo na pia, sem parar. eu tinha que tirar os restos de comida antes de botar na maquina, priorizar o que estava mais em falta, e depois de DEZENAS de viagens levando ate 20 pratos duma vez ou uma caixa com dezenas de talheres, eu sentia como se tivesse passado o dia malhando na academia. Nao dava pra respirar calmo um segundo que fosse, eu era o UNICO lavador de pratos no meu turno. As meninas eram MUITO simpaticas e (provavelmente orientadas pela chefia) ia constantemente me elogiar e incentivar. E bem... elas eram escolhidas a dedo pela beleza e simpatia. Passar horas sendo incentivado por mulheres lindas (nivel modelo, sem exagero) e com roupinhas curtas da moral a qualquer homem... mas no fim da minha jornada de 3-4 horas eu estava completamente destruido. Eu recebia 11.50 a hora sem nenhum beneficio. Pelo mesmo valor, eu poderia esta trabalhando numa recepcao de hotel fazendo esforco zero... motivo pelo qual pedi demissao depois de quase 2 meses. Ouvir "agora no inverno e' muito calmo... fica muito pior no inverno" tambem foi decisivo. Nao recomendo o emprego de dishwasher para ninguem. Surpresa ou nao, ouvi que ninguem durava naquela posicao muito tempo...

Cook - McDonalds: Um pouco mais longe da minha casa, consegui esse emprego 3 dias apos sair do BP. Entreguei o CV e na mesma hora fiz uma entrevista com o gerente, perguntas tipo "o que voce acha que caracteriza um bom atendimento", "como fazer um cliente feliz". Parece coisa de bom senso, mas o cara literalmente vibrava com minhas respostas. Fui selecionado para outra entrevista no dia seguinte, que na verdade foi uma leitura do loooooongo contrato e uma apresentacao sobre a politica de atendimento do mcdonalds, alem de um pequeno treinamento sobre bio-seguranca, como se vestir, como atender o cliente, etc. Novamente, 11.50 a hora, mas eu tinha 50% de desconto pra comer la, e em qualquer McDonalds do Canada!
O pessoal era normalmente amigavel e bem brincalhao. No fim do dia, alguem botava uma musica pra animar os animos. Tudo era feito para ser o mais facil e pratico possivel: as maquinas avisam quando a comida esta no ponto, voce so faz colocar e tirar. A a preocupacao com a higiene e o risco de contaminacao chegam a parecer absurdos, cansei de jogar fora comida que parecia perfeita :( Eramos obrigados a ter um descanso de 30 minutos a cada 3-4 horas de trabalho. No final, eu trabalhava por escala, em media uns 3 dias por semana, sempre respeitando o limite maximo de 20 horas semanais.
Agua era liberada, e cafe dependia do supervisor que estava na hora...Eu tinha sempre um "cook senior" que ficava me dando dicas e dizendo o que fazer, entao eu nem precisava "pensar" basicamente. Pegar no celular era totalmente proibido, mesmo que nao tivesse nada pra fazer.... Pra quem faz college, o MD paga parte da tuition caso voce tenha mais de 6 meses de empresa.
No geral, um emprego beeeeeem mais tranquilo e menos cansativo que o do BP.

Desenvolvedor - AirVM: o emprego que nos levou a Saint John e nos concedeu o PR. Fiz uma entrevista pessoalmente e uma conversa por telefone. Em situacoes normais, eu jamais teria aceitado a oferta: na entrevista, o gerente descreveu o produto e a empresa mais ou menos assim: "Essa empresa foi criada por um cara que tinha uma visao e um socio que programava. A coisa foi crescendo mas chegou num ponto que a performance estava muito ruim, me contrataram pra investigar e descobri que o codigo era um monte e merda. Fiquei encarregado de refazer o codigo do zero, contratei esses meninos pra isso, mas eu nao tenho a minima ideia porque estao demorando tanto". Teoricamente, eu seria contratado pra chefiar eles, mas logo ao chegar um deles, que havia saido antes, foi re-contratado e ficou com o papel de chefe. A merda e' que o cara era extremamente toxico, assim como a maior parte da equipe. Ir trabalhar la era um inferno. A desorganizacao da empresa e do projeto chegavam a ser tocantes. Depois de pouco tempo, acharam que nao estava funcionando e que o AIPP estava demorando muito, e me dispensaram... Felizmente, o processo ja estava avancado. Parte de mim ficou muito feliz por nunca mais ter que pisar la. Ao sair, recebi um mes extra de salario.

Call Center - Sears: Basicamente, entreguei meu CV, fiz um teste de digitacao, um rapido questionario pra testar o ingles e fui chamado. Esse e' talvez o tipo de emprego mais popular e acessivel em New Brunswick. Praticamente so exigem que voce tenha alguma habilidade com computadores e que seja comunicativo. Foram 3 semanas de treinamento full time, onde tivemos aula sobre como funcionam os sistemas da empresa, a politica de tratar super bem o cliente, e afins. Recebiamos 13 a hora se nao me engano. O foco are ajuda os clientes a fazer comprars online e fornecer informacoes sobre compras ja feitas. O trabalho em si era super facil: podiamos navegar na internet de boas, mas ao receber uma ligacao, tinha que fechar todas as abas e focar no servico. O ambiente era legal, os supervisores muito bacanas, e muito raramente tinha um cliente chato. Acabei saindo por conseguir um trabalho remoto como desenvolvedor, mas como era uma empresa americana, nao vou relatar aqui.

Call Center - Sitel: Mesmissimo processo de recrutamento da Sears. Fui alocado no projeto na SiriusXM, uma radio de internet com assinatura. O foco das 2 semanas de trainamento e do trabalho em si era convencer os clientes a nao cancelarem a assinatura (99% das ligacoes), oferecendo descontos e promocoes. Era um trabalho facil e estava me destacando bem (sempre fui bom de labia 😎), mas era um pouco repetitivo e nao podia surfar entre as ligacoes. Pagava 11.50 a hora, mas a cada cliente que voce evitava que cancelasse voce ganhava um bonus: quanto mais caro fosse o pacote, maior o bonus. Dava pra tirar um bonus enorme trabalhando full time. Tinha meta de salvamento tambem, acima de um determinado percentual de sucesso o salario era multiplicado. Sai e la pra trabalhar na CGS como desenvolvedor..

CGS - Desenvolvedor: Fiz uma entrevista pessoalmente e recebi a oferta no ato. Trabalhava remotamente pois o escritorio estava lotado. Inicialmente, eu recebia o mockup criado pelo designer e gerava os frontends usando javascript e bootstrap, e um supervisor analisava se estava como queriam. Mais na frente, passei a pesquisar sobre um LRS e criei uma extensao para firefox que acessaria os dados. Eu recebia as demandas diretamente do lider do projeto e so enviava um invoice com as horas trabalhadas ao fim da semana. Ganhava $40 por hora, mas sem nenhum tipo de beneficio; eu era um consultor independente.

Atex/Bell - Desenvolvedor: Foram varias entrevistas por skype.Esse foi o emprego que me levou a Montreal; a definicao do caos: projeto nao compilava, nao tinhamos nossa propria rede (usavamos a internet do cliente, tinha que pedir autorizacao todo dia), levou um dia inteiro pra ter meu proprio email, dias para ter acesso ao repositorio, computador me foi entregue lacrado (ou seja, nada instalado ou configurado). Nunca vi tanto amadorismo. $70.000 anuais + todo o pacote de beneficios. Foram varias entrevistas por skype.

AzurGroup - Desenvolvedor: sai da Atex com poucas semanas e consegui esse emprego em 3 DIAS (vantagem duma cidade grande). Fiz 1 entrevista,e ao chegar em casa, ja tinha recebido a oferta no meu email. Tudo extramemente organizado, pela primeira vez recebi o computador com o ambiente praticamente pronto e todos os acessos e o email ja criados. $68k anuais, meia hora de almoco, gerenciamento Agile, stresse free. Todo mundo muito amigavel. Apos os 3 meses de experiencia, plano de saude + dental + remedios, 15 dias anuais de ferias, mas sem sick days. Disseram recentemente que vao rever esses 2 pontos por estarem muito aquem do mercado. Aqui acola rola um restaurante/open bar por conta da empresa, e toda a sexta a tarde rola vinho/cerveja antes do fim do expediente (a gente compra, mas a emresa da uma ajuda de custo).



E' isso, espero que isso ajude a quem se pergunta como e' trabalhar por aqui.

5 comentários:

  1. Quanta experiência em tão puco tempo.
    Ufa. Cansei só de ler. Eu estaria até hoje no MC Donaldo mesmo.
    Parabéns pelo esforço e determinação.

    ResponderExcluir
  2. vlw por passar essas experiências para nós, legal saber que o MD paga parte da tuition, vlw mesmo abraço !

    ResponderExcluir
  3. Você é bem esforçado! Isso é destaque parabéns por sua motivação! Tenho um projeto de ir para Mocton(daqui a uns 3 anos ) e vi em seus vídeos que você estudou na NBCC , gostaria de saber como foi sua experiência lá, se possível poderia te contatar por email para ter mais encurtamento no diálogo kkkk ! Sou de Recife e estou cursando ADS, pretendo após me formar aprimorar o inglês e aplicar para o college e fazer na área de TI novamente! Aguardo seu retorno !

    ResponderExcluir
  4. Vi que sua área programer vc ganhava 6K por mês 8h dia e no MD uns 1.2K umas 4h dia. Vejo que a diferença não é enorme colocando impostos.

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite estou indo mora no canada por conta do meu mestrado. gostaria de saber se e fácil ai vaga para profsores

    ResponderExcluir