Pesquisar no blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

O processo de imigração



Tive que dar umas boas lidas no site http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp e fazer várias simulações até entender como funcionam oS processoS de imigração. Vou resumir o que já entendi pra ajudar quem ainda está apanhando nessa parte.

Primeiramente, há 2 processos principais de imigração:
  • Canadá no geral - fluência em inglês ou francês.
  • Quebec - a província francesa no país. Francês é obrigatório, pois idioma é muito usado lá. 
Os 2 processos não são auto exclusivos, ou seja, você pode participar dos 2 ao mesmo tempo e "dobrar" suas chances de ser selecionado.

Tudo começa indo em http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/eligibility.asp e fazendo o teste pra ver se você atende os critérios para ser selecionado. De forma resumida, as categorias principais:
  1. Federal Skilled Workers - pessoas formadas e com experiência em sua área de formação
  2. Canadian Experience Class - quem já tem experiência profissional no Canadá
  3. Federal Skilled Trades program - pessoas com experiência em trabalhos manuais: padeiros, operadores de máquinas, etc.
Esses 3 pontos acima estão dentro do Express Entry, que começou há poucos meses e promete o resultado em no máximo 6 meses! Também há outros programas de imigração para quem quer investir no seu próprio negócio ( e tem uma boa grana pra isso ), trabalhador autônomo ou fazer caridade, mas como não me encaixo em nenhuma delas de cara, não me informei. Há também o processo de residente ( que costuma levar de 2 a 3 anos ) e o de work permit, que é quando você é absolutamente fodástico na sua área ao ponto de uma empresa pedir o seu visto ao governo e enfrentar toda a burocracia pra ter você. É a forma mais rápida de imigrar, mas meio irreal para a maioria dos mortais.

Na simulação de elegibilidade eles levantam a sua vida quase toda, são várias perguntas, a menos que você já seja eliminado em alguma delas. Exemplo: dizer que não fez nenhuma prova de proficiência em inglês ou francês, a simulação acaba na hora. Caso queira ver como se dá no geral, preencha com uma nota mínima e responda a verdade nas demais perguntas. Alguns fatores são eliminatórios, outros apenas contam pontos ( aumentam sua posição na fila de seleção ), como ser casado, a esposa/esposo ir junto, grau de instrução, etc. Essa simulação agora faz parte do processo, desde janeiro de 2015 quando começou o Express Entry, ou seja, se você ainda não fez um teste nos últimos 2 anos, vai ter que repetir essa simulação na hora que de fato for dar entrada na sua imigração.

É preciso atentar para a situação do seu diploma. Algumas áreas precisam ( saúde por exemplo ) precisam passar por um "revalida" antes de atuar no Canadá, caso seu diploma não seja de lá. No caso da minha esposa que é dentista, há a opção de fazer 1 prova e 2 anos de faculdade por cerca de 80.000 dólares canadenses ou 5 provas por cerca de 11.000. Já na minha área ( ciências da computação ) não há necessidade ( amém ).

 Algumas observações pertinentes:

  1. Sua esposa/esposo não PRECISAM ter feito prova de inglês ou francês, apenas o aplicante, a pessoa que solicita a imigração. Mas acredito que deva contar pontos a mais.
  2. Casados > solteiros. Com filhos, mais ainda. Eles querem pessoas que realmente queiram imigrar em definitivo, e alguém com família já sedimentada pensa 10x antes de desistir e se mudar de novo.
  3. Já ter uma proposta de emprego agiliza tremendamente o processo. Embora o governo já "tenha vagas" em várias áreas, isso não quer dizer que você chega lá empregado. Anexar que você já tem uma proposta de emprego joga você no topo da lista.
  4. Tente calcular quanto você pode levar em dinheiro. Isso é uma das questões do simulado, pois eles não querem ninguém passando fome enquanto acham emprego. Quanto mais você levar, mas pontos na seleção.
  5. No IELTS, o teste "default", a nota mínima pra pontuar no processo antigo era 7, portanto marque sua prova quando sentir firmeza que consegue ao menos isso. Há muito material de estudo e preparação oficial.
  6. Se você tem uma certa pressa e confiança no seu inglês/francês, marque logo seu IELTS. As provas tem um limite de pessoas por grupo e pode ser que leve meses para você poder prestá-la na sua cidade.
  7. Como ter uma oferta de emprego ajuda horrores, recomendo ir atualizando seu CV ( lá fora chamado de resume ), deixando ele em formato internacional, criar ou atualizar seu perfil no linkedin, monster.com e indeed.com . Dá um certo trabalho mas é fundamental, quer você queira esperar chegar lá primeiro ou não. Eu já recebi algumas ofertas que achei interessantes em algumas semanas.
  8. Ainda sobre emprego, aprenda a fazer uma BOA cover letter. Lá fora, na maioria das empresas, se não gostarem da sua cover letter, nem olharão seu CV.

Acho que por enquanto é isso. Devo abordar em detalhes futuramente alguns desses pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário