Pesquisar no blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como foi o meu IELTS

Finalmente, já demos o primeiro passo concreto rumo à imigração! Depois de meses de estudo, revisão, exercícios e expectativa, fiz as provas do IELTS general.

Na sexta dia 10/07, fiz a prova speaking. Todo material de referência e exemplos diziam que seria uma conversa sobre a cidade onde vivo - cheguei a ver uns vídeos de supostas audições que confirmavam isso - e por isso já tinha até ensaiado o que dizer. Chegando lá, fui encaminhado pra uma sala onde outros candidatos esperavam a sua vez, ai vinha a avaliadora e chamava um pelo nome. Ao chegar na minha vez, notei de cara que ela não era brasileira - a pronúncia era impecável - o que confirmei após a prova; ela era americana e estava aqui há 30 anos.

O Speaking

A prova começou seguindo o roteiro à risca - perguntou meu nome completo, pediu minha identidade, perguntou onde eu morava. Ai ela parou minha fala - já ia começar a descrever a cidade - e mostrou um papel, pedindo pra eu ler pois a conversa seria sobre aquilo. Quando li, meu mundo caiu "O que você faz para se manter em forma?" por 2 motivos:

  1. Eu estava mentalmente e espiritualmente preparado para falar sobre Fortaleza
  2. Eu não fazia porra nenhuma para manter a forma
Como dizer a verdade provavelmente iria piorar as coisas, inventei que ia pra academia; pelo menos é o que eu fazia uns meses atrás. Ai ela perguntou como era a academia, o que eu gostava de fazer lá, se tinha amizades, qual era a opção de exercício preferida das demais pessoas, por que não praticava mais esportes, por que a população estava ganhando peso, qual o papel do governo nisso, qual o papel da escola, qual minha matéria favorita na escola, por que eu gostava de matemática... Como já tinham me adiantado, o propósito principal da prova era avaliar minha capacidade de me desenrolar numa conversa, e acho que me dei bem.

Sábado dia 11/07 foi a vez das demais provas. Cheguei 30 minutos antes como pedido, o que foi importante pois eles fazem uma chamada antes da prova. Em seguida esperei ser chamado para a minha sala - fomos divididos em várias salas. Lembrando que antes vamos numa sala deixar todo e qualquer objeto que não seja lapis/lapiseira, carteira e chave do carro. Fomos então à sala da prova, onde tinha um projetor que mostrava o tempo das provas e um relógio digital gigante. Foi bem parecido com o vestibular: provas lacradas, instruções antes de cada uma... A ordem foi listening, reading e writing.

O Listening

Era a prova a qual eu tinha mais receio e a que mais pratiquei. Tinha um micro system tocando um CD que já tinha as pausas gravadas. Começou com uma conversa entre uma cliente e o recepcionista de um hotel, ela queria reservar quartos pra um evento. No geral foi simples, mas tive 2 dúvidas: em um momento ele passa um valor "ten twenty five", dá a entender que seria 10.25, mas no texto ele menciona em outro momento 10-25, ai fiquei em dúvida ser  um valor ou um intervalo. No final elee diz um telefone da gerente mas acabei não pegando os primeiros dígitos :(

Em seguida, instruções sobre um evento num parque, múltipla escolha. É o tipo de questão mais capcioso, pois nele ele fala das opções errada pra depois dizer a certa. Exemplo: tem 3 opções sobre onde estacionar, ele começa falando de uma e explica que NÃO é um bom lugar pra estacionar, depois fala de outro e explica porque TAMBÉM NÃO É uma boa opção, pra só então mencionar uma que é de fato a questão correta. Ou então diz uma errada, a certa e outra errada. Você realmente precisa prestar atenção. Outro exemplo - e que aconteceu na minha prova - é perguntar o que alguém irá fazer no resto do dia, ai ela responde 2 coisas mas no meio da conversa muda de ideia sobre uma delas.

A terceira questão era um mapa sobre o evento da segunda questão. Tinha espaços com letras e depois a lista com os nomes possíveis, ai tinha que fazer o pareamento. Exemplo, "a barraca de água fica perto da saída", ai você marcava letra referente à aquele espaço do lado do ítem que falava da barraca de água. Super tranquilo.

Por último, um texto sobre a importância da música na nossas vidas. Só teve um ou 2 itens que não peguei direito, o resto foi tranquilo. Ah, e escrevi drumm ao invés de drum -_- Lembrando que cada conversa/texto só toca 1 vez, não pegou = perdeu.

O Reading

De longe a prova mais fácil na minha opinião. Os testes que fiz me ajudaram muito devido a 2 pontos:
  1. Me ensinaram a ler as perguntas antes do texto; isso ajuda demais a economizar tempo. Você já vai treinado pra pegar a informação que realmente importa e pular pro próximo parágrafo.
  2. Não esquecer os artigos: the, a, etc. Se a resposta cerca é "a dog", se você colocar apenas "dog", errou
Não tem muito o  que falar. Foram 3 textos médios onde você tinha que completar perguntas sobre pontos chave - onde pegar chaves, o que era permitido, onde conseguir informações - e se algo era informado corretamente, erradamente ou não era mencionado. Por último, um texto enorme e no final dizer em qual parágrafo determinada informação era fornecida e quais pessoas falavam sobre quais assuntos. Acabei terminando em 30 minutos e tirando um cochilo no resto do tempo.

O Writing

2 folhas, uma pra cada redação: uma amarela pra prova 1 e uma branca pra prova 2. Essa não fugiu à regra: a primeira redação era uma carta - no caso, eu escrevia para o editor de uma revista que tinha comprado fazendo críticas e elogios - e a segunda era a minha opinião sobre um tema - pessoas que decidem mudar totalmente de carreira. Tive uma certa dificuldade com a última pois não me ocorria assunto o suficiente para escrever 250 palavras, tive que usar um pouco de embromation. Espero não ter comprometido a coerência do texto.

Agora é receber o resultado dia 24 e torcer pra alcançar as notas necessárias para dar entrada na imigração :) No geral, estou confiante!

Um comentário: