Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Novo foco e plano de imigração

Os últimos dias foram de revolução e abrangência de horizontes. Conversar com a galera do grupo do whatsapp e ler alguns blogs que eles recomendaram, vi que começar nosso sonho canadense pode ser ainda mais fácil e rápido, ou não. Também mudamos radicalmente nosso destino, da pequena e gelada Calgary para a gigante e temperada Toronto.

Vamos por partes:

  1. Liberação do trabalho: sou funcionário público e largar algo "garantido" é algo que tira o sono da minha família. Só consigo levar esse plano adiante e escapar de uma camisa de força prometendo conseguir uma licença não remunerada - um plano B, pro caso de não dar certo e precisar voltar. Inicialmente, a estratégia seria conseguir um mestrado, o que não é exatamente simples. Contudo, descobri que tenho direito à liberação fazendo qualquer curso de aperfeiçoamento desde que seja na minha área - no caso, um college. Fazendo um paralelo com nosso sistema de ensino, seria um curso técnico ou profissionalizante.  É bem mais simples e prático de conseguir.                            
  2. College e vistos: Me matricular me concede um visto de estudante pela duração do curso, que me permite trabalhar 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais nos breaks. Também daria à minha querida o direito de trabalhar 40 horas semanais! Ao concluir o curso, teria direito a outro visto para trabalhar nessa área, o PGWP (post graduate work permit), e ai minha amada poderia renovar seu visto ou começar a estudar. Caso seja um college de menos de 2 anos, eu ganharia um visto igual à duração do curso, mas se for de 2 anos, eu ganho 3 anos de visto :D Além disso, teria que ser um college público ou "privado que funcione como público", sabe-se lá o que isso quer dizer. Me recomendaram procurar uma agência de intercâmbio pra me ajudar a resolver tudo isso - eles cobram pouco pela assistência pois recebem comissão dos colleges. No momento estou conversando com a http://3raintercambio.com/ e a http://nexusintercambio.com/ . Além desses cursos já serem direcionados ao mercado de trabalho, alguns são co-op, ou seja, os últimos períodos são estagiando remuneradamente numa empresa da área. Após matriculado, o visto costuma sair em 30 dias!
  3. Permanência definitiva: ao concluir esse curso de 2 anos, eu teria um diploma canadense e ao menos 1 ano de experiência de trabalho canadense, e provavelmente uma job offer. Ou seja, praticamente já teríamos a PR (permanente resident) no papo. Nem chegaria a precisar do PGWP, se tudo der certo.
  4. Toronto: além de ser uma cidade completa, principalmente em termos de transporte público, é a cidade com maior quantidade variedade de ofertas de emprego na minha área, e não está sentindo a crise de forma tão aguda como Calgary. Vancouver também parece uma cidade ótima, mas tem bem menos vagas que Toronto :(

Pois é, mas agora tem um detalhe: os cursos são pagos por ano ou semestre. E para receber  meu visto, preciso provar pro governo canadense que não vou passar forme nem dar calote por lá: tenho que ter em conta o equivalente a 1 ano de curso + despesas para me manter. Eles estimam que alguém precisa de no mínimo 10.000 dólares CANADENSES ( 2,55 ) para se manter por 1 ano, mais cerca de 15.000 do curso = 25.000 dólares, ou seja, cerca de 65.000 reais! Fora passagem!

Um novidade que surgiu enquanto eu escrevia esse texto é que posso aproveitar créditos da faculdade pra encurtar e baratear o curso, sem afetar o PGWP! Ela leva em conta a duração normal do curso, e não o tempo que eu de fato fiquei estudando \o/

Felizmente, além de meu carro valer cerca de metade desse valor, tenho umas gratificações e indenizações para receber nos próximos meses, acredito que até março terei essa grana :D Contudo, vi que os cursos começam em Janeiro ou Setembro :'( Espero encontrar algo no meio termo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário