Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

A teia de documentos

O homem-aranha é o Canadá e você é o coitado no chão


/hihi

Uma coisa que tirou nosso juízo foram as etapas de documentação. Assim que você pisa no país e recebe seu work permit, você já pode tirar o SIN (social insurance number), até no próprio aeroporto onde você passou pela emigração (no nosso caso, Toronto), mas tivemos medo de demorar e resolvemos fazer aqui em Moncton mesmo, na 770 Main Street. Esse número mágico te permite trabalhar e ter acesso a programas do governo, como o MediCare. Sem ele, você não existe, é a informação mais básica e só deve ser fornecida a alguma empresa ou pessoal SE for solicitado.

Mas existir é diferente de ser gente. Só com o SIN você não faz muita coisa. Para assinar internet banda larga, por exemplo, você precisa ter um documento canadense com foto (driver's license ou photo id) e pra conseguir isso você precisa de 2 comprovantes de endereço - declaração do banco, contrato de aluguel ou conta de alguma utility, como banda larga... Entenderam agora o título da postagem? :D

Ou seja, assim que você pisa no Canadá, você não consegue fazer celular pós pago, não consegue contratar banda larga nem nada. Então como sobreviver? Aqui vai um pequeno guia, sigam nessa ordem:

  1. Tire seu SIN e guarde ele. Bata uma foto no seu celular pra ter o número sempre à mão e guarde o papel em casa. Eles não enviam mais o cartão de plástico, é só o papel mesmo.
  2. Compre um chip pré-pago. Muita coisa vai pedir um número de telefone canadense e nesse momento pré-pago é a sua única opção. Pegue algo com dados pra você conseguir usar o google maps. Você consegue fácil no wallmart, esqueça as lojas das operadoras, lá só tem pós-pago. (depois posto sobre telefonia)
  3. Abra uma conta no banco. Nessa etapa da vida, ande com seu passaporte, permits, habilitação brasileira e internacional e sua identidade brasileira. Com isso você consegue abrir conta no Bank of Montreal, que foi o banco que escolhemos (Em Moncton procure a Darla, ela é um amor). Peça um bank statement para ter seu primeiro Proof of Residency. Se possível, já bote seu dinheiro na conta, tudo aqui aceita débito.
  4. Alugue um lugar pra morar, que não seja airbnb. Assine o lease contract e peça uma cópia, pode ser até por email, eles aceitam que você leve impresso sem problema. Agora você tem a segunda Proof of Residency.
  5. Vá no Service da cidade (em Moncton seria na 770 Main Street) e peça sua photo id OU driver's license. Eles não emitem os 2 ao mesmo tempo. Se sua intenção for apenas conseguir contratar serviços o mais rápido possível, escolha a photo id; caso já queira adiantar sua vida e não estiver com pressa, pegue a driver's license (uma postagem mais detalhada sobre isso no futuro). Eles fazem o documento lá na hora e você já sai com ele.
  6. Pronto, agora você voltou a ser gente. Você já pode contratar banda larga e depois um plano pós pago. Recomendo fazer nessa ordem, inclusive: as operadoras dão enormes descontos na telefonia pra quem já é cliente deles na banda larga + tv + fixo.
Acho que é isso. Por hoje é só, pessoal! /bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário