Pesquisar no blog

domingo, 21 de agosto de 2016

Nossa primeira experiência com a saúde pública

/hihi

Um belo dia, tive a brilhante ideia de botar uma coleira nos nossos 2 gatinhos que já estão aqui e levá-los pra dar uma volta. Um deles ficou assustado e deu uma bela dentada no braço da minha esposa, que ficou logo inchado :(

Fomos numa drug mart ver se era possível comprar um antibiótico sem prescrição, mas não pode. A atendente nos deu uma lista de clínicas com seus horários de atendimento, mas naquele momento (era bem tarde) estava tudo fechado.

No dia seguinte, ligamos pra uma delas, explicamos o caso e nos disseram que era caso de ir pra emergência do hospital, justamente o que queríamos evitar pois havíamos escutado que lá demorava. Mas enfim, fomos.

O hospital de moncton é enorme, bem maior que os de Fortaleza. Na emergência, tem duas fileiras de cadeiras pra triagem: você espera lá, é checado por uma enfermeira e ela decide se você fica lá ou vai pra casa (muita gente vai lá por qualquer bobagem). Depois da checagem, esperamos por cerca de 2 horas; pelo menos era bem confortável e estava longe de estar lotado. Nessa faixa de tempo, chamaram algumas pessoas pelo nome, nós inclusos. A enfermeira explicou que já estávamos  esperando há muito tempo, não havia previsão de quando o médico nos veria e nos deus 2 opções: continuar esperando lá ou ir para uma clínica, que inclusive ela já tinha agendado o horário pra gente. Optamos pela clínica e fomos pra lá.

Chegando na clínica, como ainda não tínhamos o cartão do medicare, tivemos que pagar 30 cad pela consulta. Não esperamos nem 2 minutos e fomos atendidos. A médica passou os antibióticos e deu uma breve explicação sobre os efeitos colaterais do tratamento e que era imprescindível fazê-lo até  o último comprimido. Convenientemente, a clínica era do lado de uma Drug Mart, inclusive havia uma porta dentro da clínica que dava acesso à farmácia! Entregamos a prescrição e a moça pediu 20 minutos pra preparar os remédios - como assim? Aqui você não compra caixas com 20 comprimidos e guarda/joga fora o que não usa, eles te dão a quantidade exata do tratamento em frasquinhos com seu nome escrito. Ao receber o remédio, a farmacêutica deu uma longa explicação sobre o que era a medicação, possíveis efeitos colaterais, quando ela começaria a ver/sentir melhorias, a importância de tomar cada comprimido... Que diferença pra Pague Menos hein? :D

E essa foi nossa primeira experiência com a saúde pública de Moncton.  Em breve, se deus quiser, teremos nossos cartões do medicare, e poderemos pedir o estorno dos 30 cad que pagamos pela consulta :D

Por hoje, é só pessoal! /bye

2 comentários:

  1. NOSSA QUE DIFERENÇA DO ATENDIMENTO DAQUI DO BRASIL,E A CIDADE TAO LINDA ME APAIXONEI SÓ COM AQUELAS FOTOS QUE VOCÊS POSTARAM.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA QUE DIFERENÇA DO ATENDIMENTO DAQUI DO BRASIL,E A CIDADE TAO LINDA ME APAIXONEI SÓ COM AQUELAS FOTOS QUE VOCÊS POSTARAM.

    ResponderExcluir