Pesquisar no blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Nosso primeiro carro em Moncton

/hihi

Como comentei aqui, o transporte público de Moncton é insuficiente para suprir todas as necessidades. Não é como uma cidade grande de verdade que tem metrô, tram, ônibus 24 horas, etc. Aqui é só busão e depende do horário. Pra ir e voltar do trabalho/college/shopping, resolve. Mas pra todo o resto, o carro é indispensável.

Após devolvermos o carro na locadora Enterprise, intensificamos nossos buscas por carros. Nos car dealers (lojinhas de carro sem ser autorizadas), não vimos nada por menos de 3000 cad, e realmente queríamos algo o mais barato possível. Demos preferência a carros japoneses pela confiabilidade, e notamos que Toyota e Honda tem uma desvalorização bem menor do que Nissan e Mazda (ou seja, são mais caros),e por isso nos concentramos nessas 2 marcas, seguindo também a sugestão do São Fábio que teve um Mazda 3 por 10 anos sem problemas.

Achamos vários carros na faixa de 2000 cad no kijiji (o ebay canadense), entramos em contato por sms e email com todos mas apenas um respondeu. Ele tinha um mazda 3 2005 automático, teoricamente à venda por ele ter comprado um carro mais novo. Ele não só respondeu com veio aqui em casa mostrar o carro. Estava incrivelmente limpo e cheiroso (coisa rara aqui no Canada), demos uma volta e parecia impecável, fora os ferrugens nas bordas - causado por porem sal na neve durante o inverno. Choramos um pouco e ele deixou por 1800. Marcamos de segunda ir ver o seguro e a transferência.






Ele nos buscou em casa e fomos na seguradora. Passamos nossos dados e habilitações e recebemos a primeira cotação: exatos 1800 cad :O Ficamos chocados e perguntamos se não tinha como baratear, ele explicou que, como a patroa não tinha habilitação canadense, seria bem mais em conta se apenas fosse condutor. Fizemos isso e já caiu pra  1200 cad! :) Depois, ela perguntou se eu teria como conseguir uma carta da minha seguradora dizendo a quanto tempo eu era coberto sem acionar o seguro, eu disse que provavelmente eu teria uns 5 anos e o seguro caiu pra 700 cad! :D Isso com a cobertura mínima, a completa seria 900 cad, parcelado em 12x. Optamos pela completa, recebemos o cartão do seguro na hora e fomos na New Brunswick Service - 770 Main Street.

Hora de fazer a transferência. Quando você compra um carro, mesmo um usado, você paga 15% de imposto. Os canadenses estavam ficando muito "brasileiros" e fazendo uma esperteza: estavam declarando um valor bem menor do que o real para pagar menos imposto. Um carro de 4000 era levado numa oficina, avaliado como 1000 e só pagava 15% disso de imposto. O governo percebeu e mudou as regras recentemente: agora existe algo semelhante à tabela FIPE do Brasil, com valores mínimos e máximos pra cada modelo. Se seu carro estiver fora desse intervalo, você soma os 2 e divide por 2, e paga 15% dessa média. Resultado: precisei pagar 500 cad de imposto + 77 de "placas". O ex-dono do carro ficou indignado e começou a reclamar, e levou um baita sermão da velhinha que nos atendia:

- O senhor acha que paga muitos impostos?  Pois vá no governo do estado e diga que abre mão da saúde pública, assim você poderá pagar 3000 quando quebrar um braço e 10.000 quando o seu filho nascer. Diga que abre mão da educação básica gratuita e pague pelo menos 2000 de mensalidade pela escola dos seus filhos! É pra isso que os impostos servem.
/sweat

Eu falei pra ela que pagava sem problemas (o que rendeu outro sermão ao cara "se ele quem vai pagar diz que está tudo bem, então por que não se cala?"), pois afinal eu via os impostos serem bem empregados aqui, que no Brasil pagava muito mais e tudo era caos. Além do fato que eu não tinha opção, reclamar não baixaria 1 centavo (isso rendeu mais um puxão de orelhas pro meu amigo reclamão). Tudo pago no débito em conta, já sai com o carro transferido na hora. Se não fosse pelo showzinho do vendedor, tudo não teria levado 5 minutos - chupa DETRAN!

Fomos dar uma carona pro vendedor, que era romeno e morava aqui há 6 anos. Ele, assim como nós, era chocado com a imundície que os canadenses deixam nos carros. Ele ainda estava reclamando dos impostos, perguntei quanto ele pagava de imposto anualmente pelo carro "só 77 dólares pelas placas, e 15% quando compro um carro". Só isso, mais nada. Expliquei pra ele como era no Brasil -  licenciamento, seguro obrigatório,  IPVA -  e como tudo isso não era revertido em nada, ai ele parou de reclamar.

Isso resume a história da compra do nosso primeiro carro :D Para mais detalhes sobre os custos e cuidados com um carro aqui em Moncton, recomendo lerem essa postagem super detalhada do BlackFlamingoes!

Por agora, é só pessoal! /byebye

2 comentários:

  1. muuito bom ler isso aqui, Me ajudou muito. Valeeeu

    ResponderExcluir
  2. Olá, me tira uma dúvida? Estou indo fim do mês para NB e gostaria de comprar um carro pois tenho uma filha e facilitaria muito. Será que consigo com a carteira do Brasil ou preciso tirar a canadense antes?

    ResponderExcluir